Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA LUIZA SOUSA SANTOS DE ALMEIDA

DISCENTE : SANDRA LUIZA SOUSA SANTOS DE ALMEIDA
DATA : 26/09/2016
LOCAL: LabenBio (Biociências)

O uso de textos de divulgação científica no ensino de biologia: uma possibIlidade para a prática da leitura e da escrita e para a construção de conceitos

Ensino de Ciências, Divulgação Científica, Letramento.

Este estudo tem como objetivo geral contribuir com a construção de significados, facilitação da compreensão de conceitos e ampliação do vocabulário científico de alunos do Ensino Médio, por meio do desenvolvimento de atividades que utilizam textos de divulgação científica sobre temas ambientais. O trabalho contempla uma proposta para turmas de Ensino Médio. Durante o desenvolvimento da proposta didática foram realizadas as atividades de aplicação de questionários para levantamento de concepções prévias, desenhos livres, uso de situações problema e leitura e interpretação de texto a partir de um roteiro de orientação pré-estabelecido. Inicialmente, compararam-se duas turmas, uma em que se utilizou o texto e outra não, como um piloto da pesquisa. A produção escrita mais elaborada e consistente da turma que usou o texto demonstrou a aquisição de uma maior quantidade de conceitos ecológicos básicos, inseridos em uma problemática ambiental, em relação à turma que teve aulas tradicionais e sem texto. Em um segundo momento da pesquisa, outras turmas foram trabalhadas sem a distinção feita na etapa piloto, ou seja, neste caso todas as turmas utilizaram o texto de divulgação cientifica. Como na etapa inicial os resultados obtidos a partir das análises e interpretação dos estudantes nos permite evidenciar de forma positiva, a utilização de textos em aulas de Biologia, como estratégia facilitadora da compreensão de conceitos. Isto é aparente nas respostas dadas às situações problemas propostas e nos debates fomentados durante a leitura. O trabalho possui uma abordagem qualitativa e quantitativa, e apresenta elementos da pesquisa-ação. As ações foram desenvolvidas em 5 etapas. Os resultados foram analisados a partir de categorias construídas ou adaptadas para atender a pesquisa e em vários momentos nos fornecem evidências da potencialidade de leitura em sala de aula.

Interno - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Interno - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
Presidente - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 16/09/2016 15:20