Banca de DEFESA: EMANUELLE ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMANUELLE ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA SOUZA
DATA : 26/10/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

Da formação carioca à prática potiguar: estratégias projetuais na arquitetura residencial do arquiteto Moacyr Gomes na década de 1970.


PALAVRAS-CHAVES:

Arquitetura Residencial, Arquitetura Modernista, Moacyr Gomes, Análise de Projeto


PÁGINAS: 240
RESUMO:

presente pesquisa investiga a produção arquitetônica do arquiteto potiguar Moacyr Gomes da Costa (1927), importante personagem na consolidação da Arquitetura Moderna no Rio Grande do Norte, com o objetivo de identificar características projetuais próprias do arquiteto, buscando paralelamente contextualizar essa obra no panorama regional e nacional, por meio da análise de um fragmento de sua produção – a arquitetura residencial. O estudo compreende uma coletânea de 10 projetos – construídos, não-construídos, ou já demolidos – projetados em Natal e em João Pessoa, no período compreendido entre 1955 e 1977, ainda que o foco central da pesquisa esteja voltado para as casas da década de 1970. Fazendo as devidas adaptações ao estudo em questão, partimos do conjunto de métodos organizados e aplicados por Amaral (2004) que, se baseia numa reinterpretação da tríade vitruviana (firmitas, vesnustas, utilitas) para definir seus elementos de análise. Agregamos a este método os aspectos referentes ao Lugar, conforme sugere Mahfuz (2003), o que leva aos aspectos considerados nesta análise: aspectos do lugar, aspectos funcionais, aspectos construtivos e aspectos da forma e espaço. As fontes primárias de pesquisa documental utilizadas neste estudo são compostas pelo material gráfico (pranchas, fotos e croquis) coletado em arquivos públicos e/ou particulares; os relatos do arquiteto, em entrevistas realizadas pela autora, ou registrados em periódicos e trabalhos acadêmicos; e, por último, depoimentos de alguns clientes, esclarecendo alguns pontos sobre as decisões projetuais adotadas nos referidos projetos. Os resultados apontam para um conjunto de estratégias e soluções projetuais que são adotadas de modo recorrente pelo autor (e seus parceiros) na concepção de seus projetos. Estas soluções estão, nos projetos analisados, relacionadas, principalmente, aos aspectos sócio-culturais (convenções, formas familiares e costumes) no contexto para o qual o arquiteto projeta e, ao mesmo tempo, decorrem de um a série de referências, experiências anteriores, assim como da bagagem cultural do arquiteto e seus parceiros de trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1345114 - JOSE CLEWTON DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - MARCIO COTRIM CUNHA - UFPB
Interno - 783.827.344-72 - NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO - UFPE
Presidente - 1149450 - RUBENILSON BRAZAO TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 05/10/2016 17:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao