Banca de DEFESA: DALYANE LOUISE DE ARAÚJO MEDEIROS

DISCENTE : DALYANE LOUISE DE ARAÚJO MEDEIROS
DATA : 19/02/2020
LOCAL: FACISA

EM CARNE VIVA: O SIGNIFICADO DO CORPO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE GRANDES QUEIMADOS

Queimaduras. Reabilitação. Imagem corporal. Corpo.

Introdução: A vivência de uma situação traumática pode desencadear a descrição de uma história com vistas a elucidar e dar sentido à experiência vivida, ou pode até mesmo ressignificar um acontecimento. O corpo sofre nas mais diversas sociedades modificações no que se refere ao seu conceito estético ditado pelos padrões de perfeição. Logo, é entendido como processo final de vivencias sejam elas agradáveis ou não, emancipa-se como ponto de referência do eu. A pessoa que sofreu uma grande queimadura em seu corpo convive com o fato de ter marcas oriundas desse acontecimento que geralmente provoca limitações e alterações de grande impacto em sua vida e permite a pessoa atribuir significados às marcas corporais e à experiência vivida. Objetivos: compreender a experiência de ter o corpo queimado; entender o significado da marca da queimadura no corpo; refletir acerca das mudanças na vida após a queimadura. Metodologia: A pesquisa trata de um estudo qualitativo que através da fenomenologia busca entender o significado das marcas no corpo de sujeitos que sofreram grandes queimaduras, apreendendo de forma subjetiva a percepção de corpo, do modo de ser e viver. Os participantes da pesquisa são indivíduos em acompanhamento ambulatorial há mais de seis meses no ambulatório do Centro de Tratamento de Queimados de um hospital do nordeste brasileiro. A escolha dos participantes se deu uma vez que esses se enquadram no objetivo do estudo e, em se tratando de pacientes que sofreram grandes queimaduras recentes, o impacto da queimadura ainda não é algo cotidiano. De posse das informações, realizar-se-á o processo de descrição da experiência, redução, ou seja, colocar-se em parênteses (colocar em parênteses o conhecimento teórico e clínico acerca das marcas corporais de queimaduras) para assim ter a compreensão do fenômeno a partir da descrição, além do processamento dos dados pelo software Iramuteq. Resultados: As histórias relatadas exprimiram a simplicidade e humildade dos sujeitos entrevistados e revelam o sentimento de medo do fogo e consequentemente da queimadura por rememorar o momento, principalmente sobre como tudo aconteceu e o sentimento da experiência vivida. Através das falas foi percebido o apego a religião, o apoio da família, mudanças na vida e a superação à partir de um evento traumático. Conclusão: Os participantes relataram que a queimadura ocorre de forma muito brusca e que após esse momento tão rápido, o trauma e o medo do fogo passam a fazer parte de suas vidas; o período de internação foi tido como sendo a parte mais difícil do processo devido as intensas dores, prurido, contraturas, anestesia, banhos e realização de curativos, além de outros procedimentos dolorosos como as enxertias de pele e desbridamentos; se pôde perceber que o apoio da família tem grande relevância nesse processo e que a religião, a fé e a crença na vida desses possibilitaram a superação e aceitação de seus corpos e de suas novas limitações além de ser um dos grandes estímulos no seu processo de tratamento e recuperação.

Presidente - 2724246 - CECILIA NOGUEIRA VALENCA
Interna - 1231563 - ANA KALLINY DE SOUSA SEVERO