Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARISSA LILLIBELY HONORATO VIDAL

DISCENTE : CLARISSA LILLIBELY HONORATO VIDAL
DATA : 10/12/2019
LOCAL: SALA 03 - FACISA

ACESSO DE USUÁRIOS DO CAPS AO CUIDADO EM SAÚDE BUCAL À LUZ DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO

Serviços de saúde mental, acesso a serviços de saúde, saúde bucal coletiva

INTRODUÇÃO: Apesar do avanço na redução das iniquidades sociais, observa-se que parcelas da população ainda se encontram marginalizadas nas questões relativas ao acesso aos serviços de saúde, incluindo os serviços de saúde bucal. Entram nessa parcela da população os portadores de algum tipo de transtorno mental, que já citada na Declaração de Caracas (WHO, 1990), apresentam uma relevância na atenção à saúde e na reestruturação da atenção psiquiátrica vinculada à atenção primária de saúde. Nesse contexto, a Odontologia tem a possibilidade de criar novos conceitos e vínculos entre os sujeitos. Assim, há muito a ser pesquisado no âmbito da saúde mental e acesso aos serviços de saúde, principalmente em relação ao papel estratégico que o CAPS tem exercido na saúde mental, a articulação da rede com serviços de saúde e serviços odontológicos, na tentativa de propiciar melhoria no acesso aos serviços por parte da população com transtorno mental. OBJETIVO: Propõe-se a analisar acesso de usuários do CAPS ao cuidado em saúde bucal à luz do discurso do sujeito coletivo levando em consideração algumas camadas dos DSS para formulação das discussões. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa com abordagem descritiva, exploratória do tipo qualitativa. A coleta foi realizada no CAPS II Chiquita Bacana, situada na cidade de Santa Cruz- RN, com 12 usuários do serviço e 12 familiares que se atenderam aos critérios de inclusão e exclusão da amostra. A técnica foi uma entrevista semiestruturada aplicada ao mesmo tempo com os dois indivíduos. As falas colhidas referentes ao acesso aos serviços de saúde bucal estão sendo organizadas segundo Lefreve (2006), extraindo as Ideias Centrais (IC) e as suas correspondentes Expressões Chaves (ECH) a fim de compor um ou vários discursos-síntese que são os Discursos do Sujeito Coletivo. RESULTADOS PRELIMINARES: Todo conteúdo referente aos elementos sociodemográficos dos usuários e familiares entrevistados foram colocados em um quadro, contendo informações com relação: idade, identidade de gênero, estado civil, escolaridade, religião e motivo de acompanhamento no CAPS e todas as falas já foram transcritas, lidas e agora estão sendo lançadas no software, divididas de acordo com as perguntas realizadas.

Presidente - 1652946 - RAFAELA CAROLINI DE OLIVEIRA TAVORA
Interno - 911.028.804-00 - WILTON RODRIGUES MEDEIROS - UFRN