Banca de QUALIFICAÇÃO: ALLEN SUZANE DE FRANÇA

DISCENTE : ALLEN SUZANE DE FRANÇA
DATA : 29/11/2019
LOCAL: FACISA

ALFABETISMO EM SAÚDE E FATORES ASSOCIADOS EM GESTANTES ADOLESCENTES E ADULTAS JOVENS RESIDENTES NA REGIÃO DO TRAIRI NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Gravidez na adolescência. Alfabetização em saúde. Mulheres. Assistência pré-natal.

A alfabetização, que é a capacidade de utilizar a leitura, a escrita e cálculos, é formada principalmente pelas contribuições educacionais da primeira infância e está associada a comportamentos e resultados de saúde ruins em diferentes fases da vida, desde a adolescência até a velhice. O baixo nível de alfabetização em saúde tem sido associado a comportamentos de risco, redução do autocuidado, taxas mais altas de hospitalizações e maiores custos com a saúde. Adolescentes que vivem em áreas rurais e que pertencem aos estratos socioeconômicos mais baixos, têm pouco acesso a educação de qualidade, assistência médica e pouco conhecimento sobre os efeitos adversos causados pela gestação precoce ao longo da vida. O baixo nível de alfabetização em saúde reprodutiva pode aumentar as chances de gravidez na adolescência, e, consequentemente levar ao abandono dos estudos, resultando em um ciclo vicioso de mães adolescentes geracionais na sociedade. Objetivo: Avaliar o alfabetismo em saúde de gestantes adolescentes e adultas jovens de uma área rural do Nordeste do Brasil e os fatores associados. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo observacional e analítico, de caráter transversal, que faz parte de um estudo piloto longitudinal, o AMOR (Adolescence and Motherhood Research). A amostra foi composta por 50 gestantes adolescentes (13 a 18 anos) e 50 gestantes adultas jovens (23 a 28 anos) residentes na região do Trairi, localizada no estado do Rio Grande do Norte, que estavam grávidas pela primeira vez. A coleta de dados foi realizada seguindo um protocolo padronizado: avaliação de dados sociodemográficos, avaliação da caderneta/cartão da gestante quanto ao seguimento das recomendações do Ministério da Saúde para o pré-natal, avaliação do suporte social através do Social Networks and Social Support do International Mobility in Aging Study (SNSS-IMIAS) e a avaliação do alfabetismo em saúde por meio do Short Assesment of Health Literacy for Portuguese-Speaking Adults – (SAHLPA-18). Para a comparação entre o alfabetismo em saúde e as variáveis sociodemográficas, recomendações do Ministério da Saúde para o pré-natal e suporte social foram utilizados o teste T-Student ou Mann Whitney para as variáveis quantitativas e Qui-quadrado para as variáveis categóricas. Resultados: Participaram do estudo 86 gestantes, onde a maior proporção foi de adultas (52,3%), de mulheres de raça parda/negra (65,9%), com o desempenho escolar autopercebido comparado aos colegas igual aos outros ou pior (54,7%), que consideram a renda suficiente (64,0%) e que recebem bolsa família (65,9%). Nenhuma das cadernetas das gestantes cumpriram 100% das recomendações estabelecidas pela Rede Cegonha. As gestantes adultas apresentaram suporte social dos pais (p=0,028) e dos amigos (p=0,010) e o nível de alfabetização em saúde (p<0,001) melhor que as gestantes adolescentes. Conclusão: Observou-se que há uma maior prevalência do alfabetismo em saúde inadequado no grupo de gestantes adolescentes, demonstrando que estas são as mais prejudicadas com uma assistência pré-natal precária, pois, a ausência da atenção a saúde no período gravídico-puerperal dessa população pode contribuir para os piores resultados de saúde encontrados nesse grupo em comparação com as adultas jovens.

Presidente - 3885543 - SAIONARA MARIA AIRES DA CAMARA
Interno - 1674532 - DIMITRI TAURINO GUEDES