Banca de DEFESA: ANA RAFAELLA ARAÚJO COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA RAFAELLA ARAÚJO COSTA
DATA : 29/11/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Facisa/UFRN sala 4
TÍTULO:

Avaliação do efeito das palmilhas adaptadas em chinelos na dor relacionada a fasciopatia plantar: um estudo com moradores do semiárido potiguar.


PALAVRAS-CHAVES:

palmilhas, chinelos, dor no retrope, comunidade, clima quente.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Introdução: A fasciopatia plantar (FP) consiste em uma afecção dolorosa dos pés, sendo uma das principais causas de dores no retropé que geram abstenção ao trabalho e refletem na grande procura de tratamento nos consultórios ortopédicos. Os tratamentos conservadores são responsáveis por 90% das resoluções da dor no retropé e estão associadas a terapêuticas que incluem mobilização articular, alongamento, palmilhas, terapia de ondas de choque e laser. Entretanto a utilização de palmilhas está restrita para a utilização em calçados fechados como sapatos e tênis, e isso pode ser um obstáculo ao tratamento em cidades de clima quente. Objetivos: Avaliar a efetividade das palmilhas adaptadas em chinelos na dor e função em indivíduos com dores persistente no retropé. Método: Estudo clínico, controlado e randomizado, duplo cego com 66 pacientes de ambos os sexos com dor persistente no retropé, aleatorizados em dois grupos: grupo chinelo palmilha (CP) (n=34) recebeu um chinelo de tira customizado com peças podais e cobertura em couro sintético bege liso. O grupo chinelo liso (CL) (n=34) recebeu um chinelo de tira coberto com couro sintético bege liso, idêntico ao utilizado pelo grupo intervenção, porém sem as peças podais. Os pacientes foram instruídos a usar o chinelo no mínimo 4 horas por dia durante 12 semanas. Duas avaliações foram realizadas: uma antes do protocolo de intervenção (T0) e a segunda após as 12 semanas de intervenção (T12). Foi considerado como desfecho primário a dor que foi avaliada através da Escala Visual Analógica (EVA). Os desfechos secundários foram: a função do pé pelo questionário Foot Function Index (FFI); funcionalidade do pé e tornozelo pelo questionário Foot and Ankle Ability Measure (FAAM); a capacidade funcional pelo teste de caminhada de 6 minutos (TC6M); a expectativa e a satisfação do paciente com o tratamento pela escala likert; o questionário de cegamento, para assegurar que os participantes estavam cegos e o diário de uso para anotação das horas em que usaram o chinelo diariamente. Resultados: O grupo CP melhorou significativamente a dor sentida pela manhã através da variável EVA manhã (diferença média-1.82; 95% CI -3.3 para -0.3; p = 0,016); sem diferenças entre os grupos para EVA final do dia, TC6 e FAAM. Também foi obervada melhora significativa na função do pé (FFI) no grupo CP em relação ao grupo CL, onde o grupo CP apresentou resultado significativo(diferença média -0.10; 95% -0.19 para -0.01; p=0.023). Conclusão: O uso de palmilhas adaptadas em chinelos por 12 semanas foi efetivo na melhora da dor e função do pé em indivíduos com dor persistente no retropé.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2218684 - MARCELO CARDOSO DE SOUZA
Interna - 3885543 - SAIONARA MARIA AIRES DA CAMARA
Externo à Instituição - MATHEUS FIGUEIREDO NOGUEIRA - UFCG
Notícia cadastrada em: 23/10/2019 09:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao