PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INCLUSIVA COM SALA DE
AULA INVERTIDA PARA O ESTUDO DE CINEMÁTICA UTILIZANDO
ROBÓTICA
Cinemática, Sala de Aula Invertida, Teoria da Aprendizagem Significativa, Inclusão
O estudo da cinemática frequentemente apresenta desafios para os estudantes, especialmente na distinção entre as diferentes grandezas associadas aos conteúdos
abordados em sala de aula. Como a física se concentra no estudo dos movimentos, as ferramentas computacionais podem ser valiosas para ilustrar fenômenos físicos de
forma mais clara. Este trabalho propõe um produto educacional e uma sequência didática que visam desenvolver competências e habilidades alinhadas com a BNCC,
promovendo o pensamento computacional e a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas. A metodologia adotada é a sala de aula invertida e este
trabalho tem como base a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Durante a fase remota, os alunos serão incentivados a utilizar ferramentas didáticas
digitais para realizar tarefas desafiadoras. Na sequência, durante as aulas presenciais, os conhecimentos adquiridos serão aprofundados por meio de atividades experimentais envolvendo robótica. O objetivo é motivar os estudantes a utilizarem recursos digitais para construir seu próprio conhecimento, ao mesmo tempo em que se promove a inclusão e a valorização social respeitando as necessidades educacionais no ambiente escolar. Espera-se que esta abordagem desperte o interesse dos alunos em aprender física e facilite a compreensão dos conceitos de cinemática, além de ressaltar a importância da inclusão educacional.