Banca de DEFESA: HADSON JOSE FARIAS DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HADSON JOSE FARIAS DO NASCIMENTO
DATA : 25/06/2024
HORA: 10:00
LOCAL: sala 04 da ECT
TÍTULO:

Sismicidade uma Forma Alternativa de Conhecer Conceitos Físicos


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências, Sismologia, Sismógrafo


PÁGINAS: 113
RESUMO:

 

Alunos do ensino médio e fundamental têm uma visão distorcida da ciência, dos cientistas e dos professores de ciências. Eles veem a ciência como uma atividade neutra e elitista, realizada por "verdadeiros gênios" de forma linear e sem erros. Essa visão é reforçada pelo papel dos professores e dos materiais didáticos, que muitas vezes apresentam a ciência como um conjunto de fórmulas e dogmas. Como resultado, os alunos são desencorajados a seguir carreiras científicas e têm uma compreensão limitada do processo científico. É importante modificar a forma como a ciência é ensinada, a fim de promover uma visão mais precisa e inclusiva da disciplina. Isso pode ser feito concentrando-se na natureza colaborativa da pesquisa científica, no papel da criatividade e da solução de problemas na ciência e no fato de que os cientistas são influenciados por suas visões de mundo e experiências. Ao fazer essas mudanças, podemos ajudar os alunos a desenvolver uma visão mais precisa e inclusiva da ciência. Isso os incentivará a seguir carreiras científicas e a contribuir para a comunidade científica. Essas mudanças são necessárias porque as escolas públicas de ensino fundamental no Brasil têm um número muito pequeno de alunos que passam a frequentar instituições públicas de ensino superior. Isso provavelmente se deve a vários fatores, incluindo baixa motivação, falta de participação ativa e incapacidade de ver a relevância do trabalho escolar para a vida dos alunos fora da escola. Perceberemos que, ao fazer essas mudanças, os professores podem ajudar a aumentar o número de alunos que passam a frequentar instituições públicas de ensino superior. Isso terá um impacto positivo na economia brasileira e na sociedade como um todo. Este trabalho pretende apresentar os conceitos físicos relacionados à Sismologia e mostrar como eles se aplicam a esta ciência, inclusive propiciando a construção de um sismógrafo, aparelho utilizado para medição de amplitude e intensidade das atividades sísmicas da crosta terrestre. Afinal, podemos afirmar que o presente trabalho tem como proposta uma metodologia de ensino de conceitos físicos em que estes são apresentados e utilizados no contexto da Sismologia, buscando uma aprendizagem significativa. Uma sequência didática é construída e aplicada para organizar as fases de apresentação e utilização desses conceitos, especialmente a que se refere à construção de um sismógrafo. O contexto citado privilegia conceitos básicos de mecânica e de ondas, podendo contemplar aulas no primeiro ano do ensino médio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2578455 - CARLOS ANTONIO BARBOZA
Externo à Instituição - JOAO MARIA DA SILVA
Interno - 2571630 - PAULO DANTAS SESION JUNIOR
Notícia cadastrada em: 11/06/2024 14:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao