A ASTRONOMIA NUMA PERSPECTIVA FREIREANA E CULTURAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO POTIGUAR
Ensino de Astronomia, Ensino Médio Potiguar, Astronomia Cultural, Pedagogia Freireana
A astronomia é uma área muito atrativa das ciências, e que instiga a curiosidade de muitos estudantes, desde o ensino básico até níveis educacionais mais avançados. Desde os primeiros currículos brasileiros percebemos sua presença de distintas maneiras, prevalecendo uma astronomia técnica e física, com enfoque na matematização e nas interações gravitacionais dos fenômenos, por exemplo. Nos currículos atuais, tais como a BNCC e o Referencial Curricular Potiguar, o cenário não é muito diferente, e embora percebamos novas ênfases e perspectivas, ainda prevalece uma ênfase técnica e física na abordagem desses fenômenos. Dessa forma, nossa pesquisa apresenta uma proposta didática para o ensino de astronomia na 1a série do Ensino Médio Potiguar, visando ir além dos conceitos de astronomia tradicionalmente propostos nos currículos atuais, inserindo conhecimentos populares e culturais através de uma perspetiva freireana de educação. Nossa intenção em abordar a astronomia nessa perspectiva vem ao encontro da necessidade de levar para o ensino médio uma astronomia que preze pelo diálogo e pela problematização dos fenômenos observáveis e vivenciados em nosso cotidiano, estabelecendo relações entre eles e os conhecimentos culturais e populares do povo Potiguar. Com isso, nosso produto educacional, ainda em construção, visa propor atividades de astronomia que contribuam para uma compreensão mais crítica e epistemológica de fenômenos astronômicos, reconhecendo os saberes populares e culturais inerentes às explicações desses fenômenos pela humanidade.