UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ONDAS: O USO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MEDIAÇÃO DE CONCEITOS
Ensino de Física; Jogo Didático; Sequência didática
O objetivo geral deste trabalho está em apresentar e discutir os resultados obtidos de forma parcial com esta pesquisa no âmbito da pós-graduação em Ensino de Física - Rede Nacional - polo 51. Diante disso, se construiu uma sequência didática sobre o tema ondas usando um jogo didático como instrumento avaliativo no Ensino Médio. Pois, um movimento harmônico simples - MHS produzido em uma corda, a transmissão via rádio, o som que ouvimos e emitimos são exemplos de ondas e das suas formas na natureza, desta forma, nota-se que o estudo desses fenômenos precisa ser abordado na sala de aula, para pleno desenvolvimento de nossos estudantes. Além disso, na prática de ensino, estamos imersos as teorias de aprendizagem, dais quais temos a teoria de Vygotsky que traz a interação social como um elemento principal, já que ela que vai propiciar a formação dos conceitos em suas diversas fases e níveis, além de entender que tais conceitos são construídos em um contexto histórico e
cultural, que vão ser mediados pelos instrumentos, signos e os significados que eles carregam, sendo necessário à ação de um parceiro mais capaz na zona de desenvolvimento proximal. Porém, há também as mudanças curriculares atuais, que buscam uma maior articulação, da Física com os demais componentes da área de ciências da natureza e suas tecnologias, levando a adoção de recursos como as sequências didáticas que facilitem ação de planejar do professor ou uso de jogos educativos na sala, pois esses se apresentam como ferramenta viável para desenvolver os temas das nossas aulas quando atrelados ao planejamento adequado com objetivos claros.