FOTOLUMINESCÊNCIA: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE FÍSICA QUÂNTICA
ensino de física; física quântica; fotoluminescência; atividades experimentais.
O advento da Física Quântica revolucionou a compreensão da realidade desafiando alguns conceitos antes intuitivos e já estabelecidos pela Física Clássica. Atualmente ela apresenta implicações profundas na tecnologia moderna e a sua compreensão é extremamente necessária para a formação de cidadãos críticos e participativos em suas determinadas realidades sociais. Dessa maneira, se faz necessário ainda na educação básica, que tem como um de seus objetivos a formação integral do indivíduo para a vida em sociedade, o ensino de tópicos ainda que introdutórios de Física Moderna e Contemporânea (FMC). Tendo em vista essa necessidade no Ensino de Física, o presente trabalho objetiva a elaboração e aplicação de uma sequência didática para o ensino de Física Quântica no ensino médio através de abordagens experimentais aliadas à metodologia dos três momentos pedagógicos. Investigando, principalmente, os fenômenos de fotoluminescência (fluorescência e fosforescência), a fim de problematizar abordar tópicos como radiação de corpo negro e quantização de energia, efeito fotoelétrico e teoria do fóton, modelo atômico de Bohr e interações entre radiação eletromagnética e organismo humano. A partir da aplicação do produto educacional foi possível observar, a partir das análises dos questionários, que a proposta de sequência didática obteve indicativos de aprendizagens satisfatórios referente aos tópicos introdutórios de física quântica no ensino médio.