UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE ESPELHOS PLANOS E ESFÉRICOS: USO DE ATIVIDADE PRÁTICAS E EXPERIMENTAIS COM EXPERIMENTO PORTÁTIL.
Sequências Didáticas. Ensino de Física. Espelhos Planos e Esféricos. Atividade
Experimental. Aprendizagem Significativa.
O estudo sobre as práticas e metodologias de ensino que tem por objetivo tornar os
conteúdos de Física mais agradáveis, acessíveis e tragam melhorias para o processo de
ensino e aprendizagem é sempre um tema de grande relevância para os profissionais e
estudiosos da área. Desse modo, norteado pelos aspectos conceituais da Teoria da
Aprendizagem Significativa, das Unidades de Ensino Potencialmente Significativa e
do Método Isly, esse trabalho tem como intuito elaborar uma proposta de intervenção
para analisar o processo de ensino e aprendizagem concernente ao estudo de Espelhos
Planos e Esféricos. Este produto educacional foi confeccionado de maneira que pudesse
tornar o ensino de Física mais atrativo, dinâmico e interativo, buscando promover um
processo de aprendizado significativo para os estudantes. Enquanto produto educativo,
essa proposta de ensino que é composta de uma sequência didática e de um kit de
experimentos portáteis, será aplicada em uma turma de 40 alunos da 2ª série do ensino
médio da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Francisco de Assis
Bittencourt no município de João Câmara/RN. Em linhas gerais esse trabalho será
desenvolvido em três encontros, onde em cada um será trabalhado com um tema
diferente. Cada encontro terá os seguintes momentos: Levantamento dos
conhecimentos prévios dos estudantes, atividade prática com levantamento de
hipóteses, pesquisas em livros e internet e socialização. O trabalho com Sequências
Didáticas que busca colocar o aluno como protagonista do processo de ensino e
aprendizagem justifica-se, pois, ao trabalhar com essa proposta, o professor fará uso de
uma ferramenta, que pode representar uma alternativa para engajar os alunos no
ambiente escolar, possibilitando um processo de ensino e aprendizagem eficiente e
satisfatório para o estudante. Para avaliar a aplicação desse trabalho será utilizado um
pré-teste e um pós-teste, com perguntas abertas e fechadas com o intuído de avaliar a
aprendizagem dos estuantes, além disso no pós-teste também haverá perguntas para
identificar a percepção dos estudantes sobre o produto educacional com o intuído de
avaliar se essa sequência didática foi potencialmente significativa para os estudantes.