Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO SÉRGIO PEDRO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO SÉRGIO PEDRO DA SILVA
DATA : 07/06/2024
HORA: 09:30
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO:

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE ESPELHOS PLANOS E ESFÉRICOS: USO DE ATIVIDADE PRÁTICAS E EXPERIMENTAIS COM EXPERIMENTO PORTÁTIL.


PALAVRAS-CHAVES:

Sequências Didáticas. Ensino de Física. Espelhos Planos e Esféricos. Atividade

Experimental. Aprendizagem Significativa.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

O estudo sobre as práticas e metodologias de ensino que tem por objetivo tornar os

conteúdos de Física mais agradáveis, acessíveis e tragam melhorias para o processo de

ensino e aprendizagem é sempre um tema de grande relevância para os profissionais e

estudiosos da área. Desse modo, norteado pelos aspectos conceituais da Teoria da

Aprendizagem Significativa, das Unidades de Ensino Potencialmente Significativa e

do Método Isly, esse trabalho tem como intuito elaborar uma proposta de intervenção

para analisar o processo de ensino e aprendizagem concernente ao estudo de Espelhos

Planos e Esféricos. Este produto educacional foi confeccionado de maneira que pudesse

tornar o ensino de Física mais atrativo, dinâmico e interativo, buscando promover um

processo de aprendizado significativo para os estudantes. Enquanto produto educativo,

essa proposta de ensino que é composta de uma sequência didática e de um kit de

experimentos portáteis, será aplicada em uma turma de 40 alunos da 2ª série do ensino

médio da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Francisco de Assis

Bittencourt no município de João Câmara/RN. Em linhas gerais esse trabalho será

desenvolvido em três encontros, onde em cada um será trabalhado com um tema

diferente. Cada encontro terá os seguintes momentos: Levantamento dos

conhecimentos prévios dos estudantes, atividade prática com levantamento de

hipóteses, pesquisas em livros e internet e socialização. O trabalho com Sequências

Didáticas que busca colocar o aluno como protagonista do processo de ensino e

aprendizagem justifica-se, pois, ao trabalhar com essa proposta, o professor fará uso de

uma ferramenta, que pode representar uma alternativa para engajar os alunos no

ambiente escolar, possibilitando um processo de ensino e aprendizagem eficiente e

satisfatório para o estudante. Para avaliar a aplicação desse trabalho será utilizado um

pré-teste e um pós-teste, com perguntas abertas e fechadas com o intuído de avaliar a

aprendizagem dos estuantes, além disso no pós-teste também haverá perguntas para

identificar a percepção dos estudantes sobre o produto educacional com o intuído de

avaliar se essa sequência didática foi potencialmente significativa para os estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2646069 - ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
Interno - 2199774 - CARLOS CHESMAN DE ARAUJO FEITOSA
Externo à Instituição - FRANCISCO EDCARLOS ALVES LEITE - UFERSA
Notícia cadastrada em: 06/05/2024 18:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao