Banca de DEFESA: FELIPE DE OLIVEIRA DA PAZ

LOCAL: Sala 04 da ECT

Experimentos de Óptica Física para o Ensino Básico

Metodologia ISLE. Óptica Física. Experimentos

Neste trabalho apresentamos um conjunto experimental de óptica física e buscamos abordar este conceito de forma acessível para turmas do ensino básico. Os itens envolvidos no kit são (i) duas grades de múltiplas fendas (N-fendas) produzidas com recortes de CD’se DVD’s, (ii) polarizadores em formato octagonal feitos a partir de películas encontradas em telas de monitores e televisores e (iii) placas com diferentes tipos de aberturas utilizadas em experimentos de difração, todos os materiais envolvidos podem ser manuseados em ambientes formais e informais. Nossa proposta consiste em práticas experimentais de Física com aulas que sejam mais interessantes para os alunos. Por tal razão, optamos por um método educacional conhecido como ISLE - Investigative Science Learning Environment, a esta metodologia ativa aliamos conceitos construtivistas. Expondo os estudantes aos conteúdos de natureza da luz de forma que desenvolvam o aprendizado das leis daóptica física através da inserção do método científico.

Presidente - 2199774 - CARLOS CHESMAN DE ARAUJO FEITOSA
Interno - 2578455 - CARLOS ANTONIO BARBOZA
Externa à Instituição - ANA LUCIA DANTAS
Notícia cadastrada em: 13/04/2023 10:13