RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA INVESTIGATIVA
Radiação Ultravioleta; Ensino de Física; Tecnologias Educacionais Digitais; Ensino de Ciências por Investigação.
Esta proposta didática foi pensada para professores de Física e áreas afins, em formação inicial ou continuada. Trata-se de uma sequência didática que busca promover o Ensino de Física, relacionando-o à temática da Radiação Ultravioleta (ou simplesmente UV, do inglês ultraviolet), abordando os aspectos conceituais, as aplicações tecnológicas, as implicações ambientais e socioculturais, bem como os efeitos para a saúde humana. Para isso, faz-se uso de tecnologias no campo da eletroeletrônica e da robótica educacional para a construção de protótipos capazes de medir e monitorar os índices locais de UV emitidos pelo Sol, como também por fontes artificiais. As Tecnologias Educacionais Digitais empregadas para fins educacionais se configuram em uma realidade cada vez mais possível na prática docente, incluindo o setor público por meio de dispositivos de relativo baixo custo, a exemplo dos empregados nesta proposta. Com atividades didáticas apoiadas em aspectos teóricos e metodológicos do Ensino de Ciências por Investigação (ENCI), espera-se promover discussões e práticas crítico-reflexivas, principalmente, com enfoque nas relações entre Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).