Banca de DEFESA: RODRIGO DOS SANTOS CANDREVA

DATA : 20/01/2023
LOCAL: à definir

Experimentos Portáteis para Aula sobre o Vácuo

Educação; Ensino de Física; Teoria da aprendizagem ISLE; Experimento portátil.

Este estudo visa à construção de um aparato experimental portátil e uma sequência didática como produto educacional para os professores a fim de suprir a ausência de estrutura das escolas, especificamente as públicas, que não possuem laboratório para realização da prática experimental voltada para o tema vácuo. A sequência didática tem fundamento na teoria da aprendizagem ativa ISLE, que consiste na realização de experimentos pelos próprios cientistas por meio método investigativo. O professor da disciplina de Física, e autor desta pesquisa, aplicou a sequência didática. O estudo busca trazer contribuições para o ensino sobre o tema e sua relação com alguns fenômenos. A aplicação do estudo (o aparato experimental e a sequência didática) ocorreu com alunos da 2a série do Ensino Médio em Tempo Integral da Escola Estadual Augusto Xavier de Góis, localizada em Muriú, pertencente ao Município de Ceará-Mirim-RN, na disciplina de Física. A atividade teve uma duração de 6 aulas, considerando que cada aula possui 50 minutos. Os alunos receberam, tanto no pré quanto no pós-teste, explicações sobre os instrumentos a ser utilizados nas aulas, com base em experimentos qualitativos e quantitativos sobre vácuo, mostrando a sua aplicação tecnológica e, consequentemente, sua importância para nossas vidas. O produto didático alcançou a proposta em si da pesquisa, com eficiência, mostrando, assim, que houve uma aprendizagem significativa e participativa por parte dos discentes envolvidos.

Externo à Instituição - ANTONIO DE MACEDO FILHO
Presidente - 2199774 - CARLOS CHESMAN DE ARAUJO FEITOSA