Banca de DEFESA: HANDERSON JOSÉ DOS PRAZERES

DISCENTE : HANDERSON JOSÉ DOS PRAZERES
DATA : 19/03/2021
LOCAL: Sala Virtual

SALA DE AULA INVERTIDA NA CINEMÁTICA DO MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME COM APLICAÇÃO DE EXPERIMENTO

Sala de Aula Invertida, Movimento Circular Uniforme, Aplicativo Phyphox, Teoria de Aprendizagem de Vygotsky.

A sala de aula invertida (flipped classroom) baseia-se na recolocação do professor fora do ambiente escolar, tornando os estudantes mais ativos no processo ensinoaprendizagem. Nessa metodologia, os alunos desenvolvem funções psicológicas superiores, como a linguagem, formação dos conceitos, atenção voluntária, percepção, a partir do que seria uma Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDP), destacada pela Teoria de aprendizagem de Vygotsky. A proposta deste trabalho é uma sequência didática sobre Movimento Circular Uniforme, a luz da metodologia flipped classroom. Nesta forma de organização, o professor terá uma melhor otimização do tempo em sala de aula, maior engajamento dos discentes e uma melhor interação aluno-aluno e professor-aluno. A prática experimental também é explorada, com recursos educacionais simples, de fácil aplicação e acessíveis, como: um smartphone e uma bicicleta. Na aplicação do experimento, é possível explorar os conceitos intrínsecos do movimento angular, tais como: velocidade angular, velocidade linear, a relação de dependência radial, assim como outras análises gráficas do MCU, de uma forma lúdica, proporcionando o desenvolvimento de conteúdos conceitos, atitudes e procedimentais nos discentes.

Interno - 2646069 - ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
Presidente - 2571630 - PAULO DANTAS SESION JUNIOR