Banca de QUALIFICAÇÃO: HANDERSON JOSÉ DOS PRAZERES

DISCENTE : HANDERSON JOSÉ DOS PRAZERES
DATA : 13/10/2020
LOCAL: Sala Virtual

A sala de aula invertida e o uso do aplicativo Phyphox como ferramenta para o ensino da cinemática do movimento circular uniforme

Sala de aula invertida, Movimento circular uniforme, Aplicativo phyphox, Teoria de Aprendizagem de Vygotsky

A sala de aula invertida (flipped classroom) baseia-se na recolocação do professor fora do ambiente escolar, tornando os estudantes mais ativos no processo ensino-aprendizagem. A proposta deste trabalho realiza a comunicação com os alunos com diversos instrumentos educacionais simples e de fácil aplicação a luz da metodologia flipped classroom. Nesta forma de organização, o professor terá uma melhor otimização do tempo em sala de aula, maior engajamento dos discentes e uma melhor interação aluno-aluno e professor-aluno. Uma sequência didática foi planejada, na qual a temática central é a cinemática do movimento circular uniforme. Através de práticas experimentais, usando materiais que quase todo estudante possui, um smartphone e uma bicicleta, é possível, com o aplicativo Phyphox (software gratuito), explorar o movimento angular do aro de bicicleta, as relações de velocidades angular e linear, a dependência radial, e dentro outras análises analíticas do MCU, tudo de maneira lúdica e criando nos alunos conceitos, atitudes e várias outras ações inerentes ao fazer científico. Na metodologia da sala de invertida os alunos desenvolvem funções psicológicas superiores, como a linguagem, formação dos conceitos, atenção voluntária, percepção, a partir do que seria uma Zona de desenvolvimento potencial (ZDP), destacada pela Teoria de aprendizagem de Vygotsky.

Interno - 2646069 - ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
Presidente - 2571630 - PAULO DANTAS SESION JUNIOR