A FÍSICA QUE NOS MOVE: A CINEMÁTICA DE UM "PEDAL"
Ensino de Física, Sequência Didática, Ciclismo.
A disciplina de Ciências representa uma componente curricular primordial para o ensino fundamental em seus anos finais, portanto o conhecimento cientifico destinado para esse nível escolar é essencial para os anos seguintes. Sendo assim, considerando a grande dificuldade na aprendizagem dos alunos na aprendizagem destes conteúdos buscamos alternativas para facilitar a compreensão dos conceitos de Cinemática. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é possibilitar trabalhar os conceitos da Física de forma prática e ativa, para alunos do 9º ano do ensino fundamental, apresentando à Cinemática através de uma atividade recreativa tendo como base o ciclismo como modalidade esportiva, que rompe um pouco com os padrões dos procedimentos geralmente adotados para apresentação do tema, e baseado numa abordagem contextualizada da realidade local. Para tanto, organizamos uma sequência didática que permitiu desenvolver o tema encadeando-o em etapas bem definidas. A física de um ´´ pedal `` permite que o aluno seja o agente ativo na construção do conhecimento, o protagonista dos exemplos e atividades propostas. Fazendo-o vivenciar a física na prática. Como resultado, obtivemos uma melhora do despenho escolar destes alunos. Além disso, tiveram impressões positivas acerca da proposta e afirmaram que reforçou seu aprendizado e o interesse pela disciplina. Facilitando assim, o processo de ensino aprendizagem.