O ESTUDO DA RELATIVIDADE ESPECIAL ATRAVÉS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
RELATIVIDADE, APLICATIVO TRE
As Unidades de Ensino são, em linhas gerais, ferramentas didáticas que se propõem a melhorar o processo de ensino e de aprendizagem de um conteúdo. O trabalho aqui desenvolvido foi a elaboração de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), embasada na teoria da aprendizagem de David Ausubel. Esta aborda os conceitos iniciais que são ensinados aos estudantes do ensino médio acerca da Relatividade especial ou restrita de Albert Einstein. A UEPS intitulada: O ESTUDO DA RELATIVIDADE ESPECIAL ATRAVÉS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, foi aplicada em duas turmas, compostas por estudantes, em sua maioria, pertencentes a segunda série do ensino médio e alguns dos cursos de licenciatura em Física e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz, todavia nenhum deles tivera contato anterior com tal temática. A UEPS desenvolvida com o objetivo de abordar a teoria da relatividade, mostrou-se exitosa, como pode ser comprovado pela análise dos resultados quantitativos e qualitativos que foram obtidos e que podem ser consultados no capítulo 4 desse trabalho. O diferencial da UEPS o estudo da relatividade especial através da teoria da aprendizagem significativa é o uso do Aplicativo TRE Einstein, desenvolvido com a finalidade de ser aplicado em todo o ensino da relatividade restrita, sem que haja qualquer perda de eficácia, pois possui caráter de produto educacional, podendo, também, ser utilizado concomitantemente as aulas. Entretanto, foi apresentado aos estudantes na etapa final da Unidade de ensino.