Banca de DEFESA: THIEGO PEREIRA BENTO

DISCENTE : THIEGO PEREIRA BENTO
DATA : 06/03/2019
LOCAL: Auditório B CCHLA

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E O ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES NA CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ.

Escola; Violência; Direitos Humanos; Ensino de História.

O projeto de pesquisa trata de umestudo de caso na Escola Municipal de Fortaleza João Hildo de Carvalho Furtado, no intuito de investigar a violência no espaço escolar foi utilizado a metodologia da pesquisa quantitativa e o “olhar antropológico” da observação participante.Nesse sentido,a aproximação da Educação em Direitos Humanos, por meio do PNEDH-3, com ensino de História possibilita construir caminhospara combater dentro do espaço escolar esse panorama de violência. Assim, os conteúdos específicos do ensino de história torna a disciplina um espaço privilegiado para a relação entre a educação e os direitos humanos,realizando dessa forma, a “educação para o nunca mais”, no sentindo de se criar uma cultura de paz, com vistas na construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e humana.

Interno - 1518086 - FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
Interna - 1788270 - JULIANA TEIXEIRA SOUZA