Banca de DEFESA: CICERA TAMARA GRACIANO LEAL DA SILVA FERNANDES

DISCENTE : CICERA TAMARA GRACIANO LEAL DA SILVA FERNANDES
DATA : 13/12/2018
LOCAL: Sala C4 - Setor de aula II

PESQUISA E ENSINO NA HISTÓRIA ESCOLAR: O Contexto Urbano da Escola Terezinha Paulino em Natal-RN

Ensino de História; Cidadania; Cidades; Pesquisa Histórica; Fontes Históricas.

O contexto urbano da Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima, espaço fronteiriço e periférico da denominada Região Administrativa Norte de Natal, apresenta especificidades que precisam ser inseridas como resposta à busca por um ensino de História significativo nos anos finais do ensino fundamental. Seus discentes moradores de Natal, de São Gonçalo do Amarante e de Extremoz, enfrentam os mesmos desafios e criam laços identitários em um lugar que passa por um processo visível de transformação urbana e que carrega estereótipos e preconceitos que geram estigmatização. Defendendo um ensino de história escolar embasado em problemas do presente; concebendo o âmbito local como história em si; percebendo como o estudo sobre a materialidade da cidade é importante para o entendimento do passado; e em busca de uma educação para a cidadania, esta pesquisa objetiva, principalmente, relacionar a realidade social do meio circundante dos alunos aos estudos da história. Busca-se sobre esse espaço, ainda: determinar como se deu o seu crescimento urbano; levantar suas narrativas de memória locais; e, a partir de aulas de campo, produzir um material didático enquanto roteiro analítico e crítico para a construção do conhecimento histórico pelos alunos. Para isso, procura-se fazer com que os alunos sejam construtores do seu próprio conhecimento, trabalhando princípios básicos da pesquisa histórica, teóricos e empíricos, pelo entendimento de que o ensino escolar também produz um conhecimento histórico próprio.

Interno - 1170781 - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
Interno - 1088824 - RAIMUNDO NONATO ARAUJO DA ROCHA