Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA MICHELLE ALVARES ANDRADE

DISCENTE : ALESSANDRA MICHELLE ALVARES ANDRADE
DATA : 14/05/2018
LOCAL: Auditório A do CCHLA

A UTILIZAÇÃO DE “MEMES” EM SALA DE AULA: UMA POSSIBILDADE DIDÁTICA NAS AULAS DE HISTÓRIA

Meme; Mídia-educação; Ensino Híbrido; Sala de Aula Invertida; Ensino de História; Blog

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as práticas docentes utilizadas no Ensino de História na Educação básica, no contexto dos mestrados profissionais, com o propósito de buscar metodologias e ferramentas didáticas que despertem nos alunos o interesse por construir o Conhecimento Histórico dentro e fora de sala de aula. A partir da análise dos hábitos e interesses dos alunos, se propõe a utilizar metodologias ativas de aprendizagem como o Ensino Híbrido e a Sala de Aula Invertida, pautadas no uso de novas tecnologias na educação, através da análise e produção de memes dispostos em uma plataforma digital no formato blog. Inseridos no mundo virtual, crianças e jovens fazem uso constante de ferramentas midiáticas que possuem linguagens de comunicação própria do universo digital e juvenil, tendo a produção e circulação de memes como elemento comum entre eles. Por ser uma forma rápida de comunicação e por seu conteúdo humorístico em muitas ocasiões, o meme pode servir como meio para uma formação crítica e criativa da juventude se for estimulado num sentido responsável da sua produção a partir da mediação pedagógica de temas e conceitos históricos, além de estimular a leitura, a pesquisa e utilização do livro didático para a análise e construção/criação de conteúdos midiáticos. A partir de propostas inovadoras, escola e professores podem auxiliar na formação de uma juventude cada dia mais plural, adotando uma nova percepção e interação sobre estas formas de comunicação, incorporando-as ás práticas pedagógica possibilitando operacionalmente a viabilização de uma estreita relação entre o Ensino de História e o universo dos alunos, oportunizando o protagonismo desses estudantes no processo de construção do Conhecimento Histórico fazendo uso de espaços midiáticos como os blogs.

Interno - 1673791 - HAROLDO LOGUERCIO CARVALHO
Presidente - 6350775 - HENRIQUE ALONSO DE ALBUQUERQUE RODRIGUES PEREIRA
Interno - 2527334 - VANESSA SPINOSA
Notícia cadastrada em: 14/03/2018 19:10