Banca de DEFESA: LEANDRO DO NASCIMENTO DE SOUZA

DISCENTE : LEANDRO DO NASCIMENTO DE SOUZA
DATA : 22/07/2021
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/ugs-zmht-dha >

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIBLIOTECONOMIA: um modelo para desenvolvimento de competências e gestão do conhecimento

estágio supervisionado; aprendizagem baseada em projetos; metodologias ativas; bibliotecário; gestão do conhecimento.

Na sociedade contemporânea o conhecimento construído por indivíduos e organizações é tido como um componente essencial no processo de desenvolvimento social, e a aprendizagem, uma via para o desenvolvimento pessoal, cultural e econômico dos cidadãos. Neste contexto o bibliotecário, profissional da informação, tem papel determinante nas organizações, atuando como intermediador entre a necessidade informacional e o usuário. Este profissional também pode eventualmente atuar, como educador, no papel de supervisor de estágio, especificamente, estudantes de graduação do curso de Biblioteconomia. Na visão de inovação educacional para formação profissional, pode-se apontar as metodologias ativas de aprendizagem como possíveis alternativas para o alcance dos objetivos do estágio supervisionado. Assim, esta pesquisa objetiva a proposição de um modelo para condução das atividades desempenhadas em estágios supervisionados em Biblioteconomia, que viabilize a gestão do conhecimento, alinhado ao monitoramento da aprendizagem e desenvolvimento de competências profissionais no desempenho de atividades do estágio, fundamentado na metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos. Quanto aos procedimentos metodológicos da pesquisa, esta caracteriza-se quanto a seu objetivo como exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza aplicada. Os procedimentos de coleta de dados aplicados incluem a pesquisa bibliográfica, por meio da revisão sistemática da literatura, a pesquisa documental e a entrevistas feitas aos estudantes de Biblioteconomia que estagiaram na biblioteca do Tribunal da 21ª região (TRT-RN). Este tribunal está localizado na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, sendo a Biblioteca Procurador Miguel Josino Neto e as práticas de estágio supervisionado o foco deste trabalho. A análise de dados, foi realizada utilizando-se o método de análise de conteúdo. Com base nos resultados pôde-se concluir que o estágio supervisionado (obrigatório ou não) é fundamental para a formação mais integral do estudante de Biblioteconomia, envolvendo a consolidação da prática e da teoria. A partir dos relatórios e das entrevistas o processo de construção de conhecimentos fica evidente, o que é reforçado pelo papel do supervisor enquanto um mediador/educador. A dialogicidade durante o estágio, em uma relação mútua de cooperação entre as partes envolvidas potencializa o ensino e aprendizagem. Percebeu-se uma centralidade nas questões comportamentais dos estagiários e menor ênfase nos objetivos da aprendizagem e nas competências enquanto uma dimensão de análise, o que acarreta um problema quanto a claridade dessas questões. É apresentado o Modelo 6F baseado na metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos, voltado para o desenvolvimento do estágio a partir da proposição de 6 etapas: criação do projeto, competências profissionais; fontes de informação; plano de ação; aplicação e avaliação; conclusão e registro. Os artefatos para subsidiar esse processo são também apresentados: projeto de aprendizagem; lista de competências; portfólio e relatório ampliado. Espera-se que esse modelo possa ser implementado no contexto da Biblioteca do TRT-RN, e também adaptado e utilizado em outros estágios supervisionados do curso de Biblioteconomia, sendo uma ferramenta positiva apoiada na metodologia ativa e na gestão do conhecimento e potencialmente útil a capacitação profissional proporcionada pelo estágio supervisionado, dentro do ciclo de formação do bibliotecário.

Presidente - 1132649 - GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS
Interna - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI