Banca de DEFESA: VERONICA CARVALHO E SILVA DIAS

DISCENTE : VERONICA CARVALHO E SILVA DIAS
DATA : 03/02/2021
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/urv-tmmd-sdc >

FLUXO INFORMACIONAL DOS PLANOS DE AÇÃO TRIENAL: UM ESTUDO DE CASO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE.

Gestão da Informação. Planejamento Estratégico. Fluxos de Informação. PATCG. Modelo de Choo

O Plano de Ação Trienal dos Cursos de Graduação (PATCG), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi aprovado no final de 2017 por meio da Resolução nº181/2017-CONSEPE, contemplando a política de melhoria da qualidade dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação estabelecida no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) desta instituição. A partir dessa aprovação, todos os cursos de graduação da referida universidade, ficaram responsáveis em construir o PATCG com o propósito de desenvolver estratégias para enfrentar as fragilidades apresentadas e orientar ações de melhorias dos indicadores, que são gerados e divulgados pelo SistemaNacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A referida pesquisa apontou, como objetivo geral, analisar o atual fluxo informacional na construção do PATCG presente nos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFRN, propondo possíveis melhorias neste fluxo. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e classificada como descritiva. Os sujeitos do estudo foram os coordenadores dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFRN, por serem os responsáveis em produzir o PATCG. A coleta de dados foi realizada a partir de uma entrevista semiestruturada com esses coordenadores, por meio de uma investigação censitária, em que foram destacados os pontos exitosos e as barreiras enfrentadas pelos sujeitos da pesquisa na elaboração do PATCG, com a intenção de fortalecer as propostas exitosas e sugerir estratégias de enfrentamento das barreiras apresentadas com a recomendação de um modelo de fluxo informacional a partir das vivências, expectativas e experiências dos próprios sujeitos. Para a análise dos dados, foi realizada a técnica análise de conteúdo. A pesquisa confirmou a existência de um fluxo informacional, com algumas etapas desarticuladas e despadronizadas, tornando-se obstáculos para a produção dos planos. Os resultados da pesquisa aguçaram para a necessidade de melhoramentos no fluxo de informação, de ordem institucional, por estar contribuindo com a política de melhoria dos cursos de graduação da UFRN; ornanizacional, por ofertar uma proposta de aprimoramento do fluxo informacional presente na construção do PATCG; e humana, por se dispor a cooperar com os envolvidos no processo de construção dos planos, sendo indicadas propostas para o fortalecimento desse fluxo, baseadas no Modelo de Choo (2003). Almeja-se que as sugestões de aperfeiçoamento, aqui apresentadas, possam contribuir para a concretização de ações que reverberem num fluxo de informação padronizado, colaborando, de forma significativa, com a política de melhoria contínua dos cursos de graduação proposta pela UFRN, além de impulsionar a otimização da gestão da informação, contribuindo com novas práticas de aquisição, organização, armazenamento, distribuição e uso de informações.

Presidente - 3636721 - DANIEL DE ARAUJO MARTINS
Interno - 2087429 - PEDRO ALVES BARBOSA NETO