Banca de QUALIFICAÇÃO: REGINALDO BARBOZA NUNES

DISCENTE : REGINALDO BARBOZA NUNES
DATA : 18/12/2020
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/ecb-rgph-rmk >

Fluxo informacional no acompanhamento de projetos arquitetônicos: Proposta de protótipo de sistema de informação para Instituição de Ensino Superior.

Gestão da Informação. Processos de Projetos de Arquitetura. Fluxos Informacionais.

O acompanhamento de processos de projetos constitui componente importante que permite a apresentação de informações valiosas no decorrer do desenvolvimento de projetos. A análise de fluxos informacionais com apoio de sistemas de informação assume papel relevante no monitoramento de projetos proporcionando que os recursos disponíveis sejam aplicados de forma eficiente e eficaz. No âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Superintendência de Infraestrutura (INFRA) executa projetos de novas edificações demandando uma gestão da informação exitosa. No período de 2018, a INFRA construiu mais de 30.000 m2 de área e processou um valor total de empenho de mais de R$ 12.000.000,00 (doze milhões de reais) registrados em sua demonstração contábil, o que demonstra a magnitude e a complexidade na gestão informacional desses projetos. Tendo em vista esse contexto organizacional, é relevante questionar sobre como ocorre o acompanhamento dos processos de projetos arquitetônicos sob a ótica dos processos da gestão da informação. Nesse cenário, será desenvolvida uma pesquisa de caráter aplicado, descritiva e de abordagem qualitativa, tendo como estratégia de pesquisa a realização de um estudo de caso único que permitirá elaborar um protótipo de um módulo de sistema de informação integrado ao fluxo informacional estabelecido para o acompanhamento dos processos de projetos arquitetônicos em uma diretoria de projetos. De forma específica, almeja-se: a) compreender o fluxo informacional de acompanhamento de processos de projeto arquitetônico na diretoria de projetos da INFRA; b) verificar a aderência entre o sistema de informação gerencial (SIPAC) e o fluxo informacional existente; c) estabelecer um modelo de fluxo de informação integrativo com um protótipo de módulo de sistema de informação gerencial. Como método de coleta de dados, serão utilizados a entrevista semiestruturada e a pesquisa documental. A análise dos dados será realizada por meio da análise temática com a utilização de códigos e categorias com base no framework teórico-conceitual concebido através da fundamentação teórica. Como resultado, espera-se que o protótipo a ser elaborado contribua de forma significativa em uma futura implementação pelo setor competente.

Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Externo à Instituição - ROOSEVELT BEZERRA DA SILVA FILHO