DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIA E COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DOS DISCENTES DOS CURSOS TÉCNICOS DA ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ
Competência em Informação. Comportamento Informacional. Modelo Information Search Process - ISP. Fontes de Informação.
No ambiente escolar a competência em informação está relacionada ao aprender ao longo da vida, enquanto o comportamento informacional pode ser visto como, a habilidade em saber buscar as informações necessárias ao desenvolvimento do indivíduo. Diante desta proposição, o objetivo geral dessa pesquisa consiste em diagnosticar a competência e o comportamento informacional dos discentes, dos cursos técnicos da Escola Agrícola de Jundiaí - EAJ. Para a consecução deste, desenvolveu-se um aporte teórico a partir de pesquisadores e teóricos sobre a competência em informação e o comportamento informacional apresentando um panorama geral; descreveu-se as habilidades necessárias para o uso das fontes de informações, bem como os obstáculos observados pelos indivíduos nas atividades de acesso a informação e construção do conhecimento; utilizou-se o modelo Information Search Process - ISP de Kuhlthau o qual caracteriza-se por analisar o comportamento dos usuários nos campos emocional, cognitivos e físicos, a partir de seis estágios: iniciação, seleção, exploração, formulação, coleta e apresentação. Quanto a metodologia trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa, de natureza aplicada através de um estudo de caso com aplicação de um questionário aos docentes, que serviu de subsídio para a construção do questionário aplicado aos discentes, os sujeitos desta pesquisa, constituídos de alunos dos cursos técnicos da EAJ. Com relação as informações coletadas, utilizou-se a técnica de estatística descritiva com a utilização de percentuais. Como resultado observou-se que os pesquisados de modo parcial apresentavam características inerentes a competência em informação, e isto foi detectado a partir das questões relacionadas as habilidades no uso das fontes, acesso, avaliação e uso da informação, as quais foram comprovadas através das características observadas no Desenvolvimento de Habilidades em Informação - DHI a qual fazem parte do padrão desenvolvido pela International Federation Library Association - IFLA. Diante do resultado obtido elaborou-se uma proposta de intervenção com vista a desenvolver ações que contribuam para o desenvolvimento de habilidades em acesso, avaliação e uso da informação de forma crítica e eficaz.