Banca de DEFESA: LAERTE ADLER RIBEIRO DE LIMA

DISCENTE : LAERTE ADLER RIBEIRO DE LIMA
DATA : 09/11/2020
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/wko-fqqv-xyu >

MÉTODO DE IMPLEMENTAÇÃO DO BIM INTEGRADO À GESTÃO DA INFORMAÇÃO: uma aplicação ao processo de desenvolvimento de empreendimentos de universidades federais brasileiras

Gestão da Informação. Building Information Modeling (BIM). Implementação do BIM. BIM para órgãos públicos.

Trata-se de uma pesquisa que investiga os procedimentos básicos para a implementação do Building Information Modeling (BIM) com uma abordagem integrada às práticas de Gestão da Informação, tendo como contexto de aplicação as universidades federais brasileiras. A implementação do BIM em organizações é uma atividade desafiadora por demandar uma série de mudanças envolvendo os processos de trabalho, dentre os quais se inserem a produção, compartilhamento e uso da informação. Nesse sentido, tem-se na Gestão da Informação um conjunto de conhecimentos que tratam das atividades de gerenciamento dos fenômenos relacionados à informação em organizações. Com isso, percebe-se que a relação entre BIM e Gestão da Informação se apresenta como um facilitador para criar um ambiente favorável à implementação do BIM. Considerando o atual cenário brasileiro no qual os órgãos federais têm a obrigação de implementar o BIM até o ano de 2028, identifica-se uma oportunidade de investigar e sistematizar as atividades básicas para implementação do BIM integrado à Gestão da Informação como uma solução para esses entes administrativos. Como forma de delimitar as variáveis de investigação, utilizou-se como ambiente de estudo as universidades federais brasileiras. Assim, esta pesquisa tem como pergunta norteadora: como implementar o BIM integrado à Gestão da Informação para o processo de desenvolvimento de empreendimentos das universidades federais brasileiras? Para responder a tal questão, tem-se como objetivo geral propor um método de implementação do BIM integrado à Gestão da Informação para o processo de desenvolvimento de empreendimentos das universidades federais brasileiras. Visando atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo, quanto aos objetivos, classificada como exploratória. O percurso metodológico seguiu os preceitos da Design Science Research. Desse modo, buscou-se em obras fundamentais e em uma revisão sistemática de literatura, a qual identificou os aspectos de integração entre o BIM e a Gestão da Informação, definir o problema e as características básicas para propor a respectiva solução. Na sequência, deu-se início à construção do artefato contemplando: a relação da teoria com o contexto legal do processo de desenvolvimento de empreendimentos; a aplicação parcial na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a qual teve coleta de dados através de pesquisa documental, entrevista e aplicação de questionário; e, por fim, sua avaliação, que se deu por meio de entrevista realizada com seis pesquisadores, sendo três de BIM e três de Gestão da Informação. O objetivo geral foi alcançado após um processo iterativo entre as atividades de revisão de literatura, pesquisa documental e aplicação e avaliação do artefato. Desse modo, propõe-se um método que sistematiza uma sequência de procedimentos para implementar o BIM integrado à Gestão da Informação em universidades federais brasileiras. Constatou-se que a integração entre o BIM e a Gestão da Informação se apresenta como facilitadora para planejar e implementar o BIM, bem como definir os aspectos básicos para um ambiente propício à sua operacionalização.

Presidente - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Externa à Instituição - MARIA DO CARMO DUARTE FREITAS - UFPR
Externo ao Programa - 001.984.503-03 - REYMARD SAVIO SAMPAIO DE MELO - UFBA
Interno - 1216931 - WATTSON JOSE SAENZ PERALES