Banca de DEFESA: GILMAR DOS SANTOS LIMA

DISCENTE : GILMAR DOS SANTOS LIMA
DATA : 26/10/2020
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/wqt-wsvv-ctr >

CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO AO PROCESSO DE FISCALIZAÇÃO DOS PROJETOS ACADÊMICOS DESENVOLVIDOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Processo de gestão da informação. Fluxos informacionais. Controle administrativo. Prestação de contas técnica. Transparência no setor público.

O processo de fiscalização dos projetos acadêmicos desenvolvidos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) visa assegurar, por meio de prestações de contas técnicas, a produção, coleta, tratamento e apresentação das informações concernentes à consecução do objeto pactuado. Para o ano de 2020 o orçamento previsto para o desenvolvimento do portfólio que contempla 81 projetos supera os R$ 468 milhões. Esse montante justifica a implantação de ações voltadas ao monitoramento e controle, bem como evidencia a importância da gestão das informações relevantes para o processo. A execução desse procedimento de forma regular, metódica e sistêmica, contribui para a transparência, eficiência, eficácia e, sobretudo efetividade do gasto público. Partindo desta conjuntura, o presente estudo indagou: Como a Gestão da Informação poderá contribuir com a evolução do processo de fiscalização dos projetos acadêmicos desenvolvidos na UFRN? Para tanto, com o objetivo de responder tal questão, de modo geral, buscou-se: analisar as contribuições que a Gestão da Informação pode proporcionar ao processo de fiscalização dos projetos acadêmicos desenvolvidos na UFRN. E de forma específica: a) conhecer como coordenadores e fiscais executam as etapas do processo de gestão da informação no âmbito das fiscalizações; b) mapear os fluxos informacionais das fiscalizações, visando identificar as ocorrências que influenciam o curso das informações e a qualidade dos documentos comprobatórios apresentados; e c) aprimorar os atuais e criar novos produtos e serviços informacionais, capazes de contribuir para evolução do processo de fiscalização dos projetos acadêmicos desenvolvidos na UFRN. Para alcançar tais objetivos foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, descritiva e aplicada, com base nas fases do processo de gestão da informação, a partir de um estudo de caso. Como instrumento de coleta dos dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas aos sujeitos da pesquisa, e realizadas pesquisas documentais. Para análise dos dados foi utilizada a análise qualitativa em cinco fases segundo Yin (2016), além da triangulação de dados. Os resultados apontaram ausência de padrões institucionais direcionados à realização das tarefas pertencentes às etapas do processo de gestão da informação aplicado às fiscalizações, causando barreiras ao fluxo informacional e prejudicando a qualidade dos documentos comprobatórios disponibilizados aos fiscais da PROPLAN. Assim, elaborou-se uma proposta de intervenção que proporciona uma visão particular das mudanças sugeridas para cada uma dessas etapas. A proposta inclui a criação ou modificação de produtos e serviços informacionais que darão suporte aos procedimentos operacionais do novo processo.

Interna - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Externa à Instituição - NADI HELENA PRESSER - UFPE