Banca de QUALIFICAÇÃO: LAERTE ADLER RIBEIRO DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAERTE ADLER RIBEIRO DE LIMA
DATA : 11/12/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório 02 - NEPSA II
TÍTULO:

MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃO DO BIM INTEGRADO À GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO EM ÓRGÃOS PÚBLICOS BRASILEIROS


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão da Informação e do Conhecimento. Building Information Modeling (BIM). Modelagem da Informação da Construção. Implementação do BIM. BIM em órgãos públicos.


PÁGINAS: 148
RESUMO:

As práticas de Gestão da Informação e do Conhecimento (GIC) se tornam cada vez mais essenciais para as organizações contemporâneas. Mais especificamente na indústria da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operações, as pesquisas e práticas do Building Information Modeling (BIM) são responsáveis por estudar os fenômenos relacionados à informação em suas atividades. Contudo, os estudos que relacionam a Gestão da Informação e do Conhecimento com o Building Information Modeling ainda são pouco exploradas. No cenário brasileiro, o Governo Federal emitiu um decreto no qual tem como meta a difusão do BIM no país e sua implementação nos órgãos federais. Em comum a esses órgãos, existe um processo básico de desenvolvimento de obras públicas definido pela Lei Federal 8.666/1993. Visando apresentar uma forma de implementação do BIM para esses órgãos, a pesquisa tem como questão norteadora: como a integração com a Gestão da Informação e do Conhecimento pode potencializar a implementação do BIM no processo de desenvolvimento de obras de órgãos públicos brasileiros? O objetivo geral da pesquisa é propor um método de implementação do BIM integrado à Gestão da Informação e do Conhecimento no processo de desenvolvimento de obras de órgãos públicos brasileiros. Para atingir esse objetivo será desenvolvido um estudo de natureza qualitativa e, quanto aos objetivos, classificado como exploratório. Optou-se como método de procedimento a Design Science Research. Espera-se com essa pesquisa alcançar resultados em três pontos: na contribuição teórica ao identificar as relações teóricas entre o BIM e a GIC; na criação de um artefato que possa contribuir para a implementação do BIM integrado à GIC nos órgãos públicos brasileiros; e na preparação da UFRN para implementação do BIM.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Externa à Instituição - MARIA DO CARMO DUARTE FREITAS - UFPR
Externo à Instituição - REYMARD SAVIO SAMPAIO DE MELO - UFBA
Interno - 1216931 - WATTSON JOSE SAENZ PERALES
Notícia cadastrada em: 29/11/2019 07:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao