Banca de QUALIFICAÇÃO: VERONICA CARVALHO E SILVA DIAS

DISCENTE : VERONICA CARVALHO E SILVA DIAS
DATA : 03/12/2019
LOCAL: NEPSA II

Fluxo informacional dos Planos de ação trienal: Um estudo de caso nos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Avaliação do Ensino Superior. Gestão da Informação. Gestão do Conhecimento. Fluxo de Informação.

O Plano de Ação Trienal dos cursos de Graduação (PATCG) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi aprovado no final de 2017 através da Resolução N°181/2017-CONSEPE, contemplando a política de melhoria da qualidade dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação estabelecida no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) desta instituição. A partir desta aprovação todos os cursos de graduação da referida universidade ficaram responsáveis em construir o PATCG com o propósito de desenvolver estratégias para enfrentar as fragilidades apresentadas e orientar ações de melhorias dos indicadores que são gerados e divulgados pelo Sistema Nacional de Avaliações da Educação Superior (SIANES). A partir das observações realizadas com a entrega da primeira versão dos Planos em 2018, pretende-se nesta pesquisa estabelecer um fluxo informacional otimizado para os PATCG dos cursos do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFRN, inserido no contexto de uma Política da Informação. Para isso, foram definidos como objetivos específicos: identificar os elementos e aspectos da gestão da informação e do conhecimento que podem contribuir para elaboração dos planos, descrever o atual fluxo informacional, identificar os pontos bem-sucedidos e as fragilidades dos cursos e propor, junto aos sujeitos da pesquisa, oportunidades de melhoria para o fluxo informacional. Trata-se de uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa e classificada como descritiva. A coleta de dados se dará através de uma entrevista semiestruturada com todos os coordenadores dos cursos de graduação do CCSA, através de uma investigação censitária, com a intenção de produzir um modelo de fluxo informacional baseado no modelo de Choo para os PATCG, a partir de vivências e expectativas dos próprios sujeitos. Pretende-se realizar a análise dos dados através da técnica análise de conteúdo. Acredita-se que este estudo possa contribuir com a construção dos PATCG e com a melhoria dos cursos da UFRN.

Presidente - 3636721 - DANIEL DE ARAUJO MARTINS
Interno - 2087429 - PEDRO ALVES BARBOSA NETO
Externo à Instituição - ROOSEVELT BEZERRA DA SILVA FILHO
Notícia cadastrada em: 20/11/2019 10:21