Banca de DEFESA: SARA SALSA PAPALEO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SARA SALSA PAPALEO
DATA : 19/11/2019
HORA: 10:00
LOCAL: NEPSA II
TÍTULO:

COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE SERVIDORES FRENTE À INTRODUÇÃO DE UM NOVO SISTEMA: Um estudo de caso em uma Universidade Pública


PALAVRAS-CHAVES:

Comportamento Informacional. Necessidade de informação. Gestão da Informação. Modelo de Wilson. Sistema Mesa Virtual.


PÁGINAS: 134
RESUMO:

A rotina administrativa da UFRN envolve a utilização de um conjunto de sistemas computacionais, incluindo o componente chamado Mesa Virtual, que foi incorporado recentemente para gerenciar processos eletrônicos e documentos. Este trabalho investigou o comportamento informacional dos servidores no que tange à utilização do Mesa Virtual. O comportamento informacional é uma das áreas nucleares da Ciência da Informação e estuda o modo como as pessoas lidam com a informação quando se deparam com necessidades informacionais. O objetivo geral proposto foi o de analisar o comportamento informacional dos servidores técnico-administrativos da UFRN frente à introdução da nova ferramenta tendo como base o modelo de Wilson (1981) e com vistas à elaboração de uma proposta de intervenção. Para alcançar o objetivo geral foram traçados objetivos específicos, ei-los: a) Entender as necessidades informacionais dos servidores com relação ao uso do sistema Mesa Virtual; b) Identificar os canais e fontes de informação mais utilizados pelos servidores; c) Caracterizar o processo de busca e uso da informações, identificando as práticas de busca e possíveis barreiras percebidas pelos servidores. Então, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com finalidade descritiva e de abordagem qualitativa, na qual foram entrevistados 14 servidores técnicos administrativos e cujo material foi interpretado a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (1979). Os resultados apontaram que as necessidades informacionais dos servidores não estão restritas à adaptação tecnológica; que eles recorrem a fontes diversificadas, incluindo pessoas como fontes de informação; e, que enfrentam barreiras tanto ambientais (expressivamente mais presentes), quanto pessoais e sociais. Assim, foi elaborada uma proposta de intervenção que sugere a inclusão de uma seção de Perguntas Frequentes; o desenvolvimento de uma Carta de Serviços, e, a disponibilização de uma equipe móvel para realizar capacitações nas unidades dos servidores.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ELIANE BEZERRA PAIVA - UFPB
Presidente - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Interna - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
Notícia cadastrada em: 14/11/2019 14:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao