Banca de DEFESA: MARCIA VALERIA ALVES

DISCENTE : MARCIA VALERIA ALVES
DATA : 30/08/2019
LOCAL: Sala H2 - Setor V

PROPOSIÇÃO DE UM PORTFÓLIO DE FERRAMENTAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A BIBLIOTECA CENTRAL ZILA MAMEDE

Gestão do conhecimento. Bibliotecas universitárias. Ferramentas e práticas de Gestão do conhecimento.

As bibliotecas universitárias são instituições provedoras e organizadoras de conhecimento que precisam de conhecimento para as suas atividades cotidianas e também para agregarem valor aos seus processos, produtos e serviços. Desta forma, essas organizações precisam propiciar ambientes adequados para a melhor gestão de seus recursos intangíveis. A Gestão do Conhecimento (GC) é uma estratégia que auxilia nesse processo, pois trabalha com o acesso, a geração, a incorporação e a transferência do conhecimento no âmbito organizacional. Há ferramentas e práticas que facilitam o trabalho da GC dentro das organizações do conhecimento. Diante disto, essa pesquisa teve como objetivo propor um portfólio de ferramentas e práticas de GC para a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM). A abordagem da pesquisa foi qualitativa e quantitativa, de natureza descritiva. Os instrumentos escolhidos para o alcance do objetivo incluiu entrevista direcionada ao diretor e coordenadores da BCZM, como também a aplicação de questionário direcionado aos servidores efetivos da biblioteca. Para a entrevista, a análise dos dados foi realizada através da Análise de conteúdo Bardin (2011). No geral, foi possível analisar que os gestores ainda não possuem a compreensão total do que se trata a GC, como também a maioria não soube mencionar ferramentas e práticas de GC. Os gestores também identificaram as principais dificuldades encontradas na biblioteca quanto a adquirir, criar, armazenar, compartilhar e utilizar o conhecimento. Quanto à análise dos dados do questionário, foi realizada por meio da análise estatística descritiva simples. A partir desse instrumento identificou-se, principalmente, que as ferramentas e práticas de GC da Dimensão Indivíduos possuem maior Freqüência de uso pelos servidores que a Dimensão Processos da organização e da Dimensão Tecnologia. Ao passo que no quesito Grau de importância, a Dimensão Processos da organização foi a dimensão mais bem avaliada pelos servidores que as outras duas dimensões citadas. Todos os resultados levaram a construção de um Portfólio com proposição de diversas ferramentas e práticas de GC em suas respectivas dimensões (Indivíduos, Processos da organização e Tecnologia) e divididas em três níveis de sugestão de implantação/fortalecimento e institucionalização na BCZM, a saber: Ferramentas e práticas de GC já utilizadas satisfatoriamente e sugeridas para institucionalização; Ferramentas e práticas de GC ocasionalmente utilizadas e sugeridas para fortalecimento e institucionalização; e Ferramentas pouco ou não utilizadas, mas sugeridas para implantação/fortalecimento e institucionalização.

Interna - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Presidente - 3636721 - DANIEL DE ARAUJO MARTINS
Externo à Instituição - ROOSEVELT BEZERRA DA SILVA FILHO

Notícia cadastrada em: 26/08/2019 09:21