Banca de DEFESA: CLAUDIA VARELA FERREIRA

DISCENTE : CLAUDIA VARELA FERREIRA
DATA : 20/12/2018
LOCAL: NEPSA II - Auditório 01

Gerenciando a informação em busca de melhorias no processo de planejmento estratégico: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Gestão da Informação, Planejamento Estratégico, Integração organizacional, Gestâo de Processos, Fluxos de Informação.

Presente nos ambientes sociais e organizacionais, a informação vem crescendo emvolume e importância nas últimas décadas após a sua associação às TICs e a suavaloração estratégica para as organizações. Em meio a atual situação politica eeconômica que assola o paise gera incertezas ao funcionamento das IFES, essaPesquisa, cuja natureza é qualitativa, utilizou a Universidade Federal do Rio Grandedo Norte (UFRN) como objeto de estudo de caso, para analisar a eficácia do seuProcesso de planejamento estratégico frente às incertezas do cenário. Partindo doPressuposto de que havia desintegração organizacional na U FRN objetivou-seencontrar maneiras de gerenciar a informação no processo de planejamento, parafavorecer a sua integração e, consequentemente, melhorar o aproveitamento dosseus recursos e alcance dos objetivos institucionais. Para atingir os objetivos desseestudo, foram utilizados como métodos para a coleta dos dados, a entrevista semiestruturada, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. Os dados coletados foram submetidos a análise de conteudo e revelaram aspectos do processo de planejamento estratégico que confirmaram a desintegração organizacional. Detectou-se que o fluxo informacional apresenta lacunas e os produtos gerados no processo (planos) não agregam valor à instituição. Apresentou-se como sugestões para resolver o problema sob a ótica do gerenciamento da informação : a apropriagão efetiva das atividades de planejamento pela equipe responsável ; sensibilização e capacitação gerencial dos participantes do processo emapeamento do processo de planejamento estratégico sob a visão de Inomata,Araújo e Varvakis (2015).

Externo à Instituição - EMEIDE NÓBREGA DUARTE - UFPB
Interno - 2086430 - FERNANDO LUIZ VECHIATO
Presidente - 1216931 - WATTSON JOSE SAENZ PERALES
Notícia cadastrada em: 14/12/2018 12:27