Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA DE MEDEIROS FERREIRA AQUINO

DISCENTE : FERNANDA DE MEDEIROS FERREIRA AQUINO
DATA : 06/12/2018
LOCAL: NEPSA II

SERVIÇO DE INFORMAÇÃO E REFERÊNCIA EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: estudo do comportamento informacional

Serviço de Informação e Referência. Normalização. Gestão da Informação. Comportamento Informacional. Modelo de David Ellis.

A sociedade da informação provocou inúmeras mudanças nos hábitos e uso da informação, atrelados a isto as mudanças de paradigmas, o advento da internet e as inovações tecnológicas trazem implicações nos processos de organização, acesso e uso da informação impactando também o escopo da gestão da informação. Estas mudanças atingem também as bibliotecas, na medida que necessitam aprimorar suas atividades e serviços. Neste cenário encontra-se a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), unidade de informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Assim, essa pesquisa tem como objetivo geral apoiar o Setor de Informação e Referência da BCZM por meio da proposição de um novo modelo de serviço denormalização, visando a atender a este objetivo, pretende-se, enquanto objetivos específicos: identificar as boas práticas nacionais de Serviço de Referência (SR) em bibliotecas universitárias; analisar o SR das bibliotecas universitárias brasileiras que dispõe de serviço virtual; analisar o comportamento informacional dos usuários em relação ao serviço de orientação à normalização da BCZM com base no modelo de comportamento informacional elaborado por Ellis. A justificativa acadêmica e científica, incidem sobre a perspectiva de verificar as contribuições da gestão da informação, linha de pesquisa do mestrado profissional, para o serviço de informação e referência, contribuindo com os estudos do comportamento informacional na área da Ciência da Informação. Metodologicamente a pesquisa será de natureza de caráter aplicado, com abordagem qualitativa e método quadripolar. O universo da pesquisa serão as bibliotecas públicas universitárias brasileiras, com amostra composta pelas bibliotecas que dispõem de um serviço de informação virtual e pelos usuários queutilizam o Serviço de Informação e Referência (SIR) da BCZM. O instrumento escolhido para avaliar o SIR das unidades de informação será um roteiro, enquanto que o para os alunos de pós-graduação da BCZM/UFRN será aplicado um questionário estruturado. Em seguida serão reunidos, avaliados e interpretados todos os dados coletados utilizando a análise de conteúdo para que possam ser feitas sugestões e encaminhamentos contribuindo assim para o delineamento de um novomodelo de serviço de normalização.

Presidente - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Externo ao Programa - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI