Banca de DEFESA: GILVAN BERNARDO DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GILVAN BERNARDO DA COSTA
DATA : 13/12/2017
HORA: 10:00
LOCAL: NEPSA II / Auditório 01
TÍTULO:

SUBSÍDIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA DE INFORMAÇÃO: Estudo de Caso aplicado a uma instituição pública de ensino superior.


PALAVRAS-CHAVES:

Política de informação. Regime de informação. IFES. Lei de Acesso á Informação.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

A pesquisa tem como objetivo apresentar subsídios para a construção de uma política de informação em uma IFES. Para tanto outros objetivos foram delineados visando alcançar o intuito pretendido. Inicialmente mapeamos e descrevemos o gerenciamento da informação e identificamos as principais políticas implementadas na instituição. Em seguida identificamos e descrevemos o regime de informação, e a partir daí, pudemos verificar a gestão da informação no que se refere ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação, por meio do diagnóstico da instituição. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo exploratório e descritivo de abordagem qualitativa e tendo como estratégia o estudo de caso. Para tanto utilizamos diversos outros procedimentos tais como a revisão da literatura sobre políticas de informação, regime de informação, gestão da informação e políticas públicas de informação com ênfase na Lei de Acesso à Informação. Realizamos também pesquisa de campo junto aos principais gestores da área objeto do estudo, por meio de entrevista semi-estruturada, observação direta não participante, consulta e análise dos documentos e instrumentos normativos, bem como pesquisa ao web site da instituição. Consultamos ainda os anais do ENANCIB e ENANPAD dos últimos três anos, bem como revistas especializadas no assunto. Com isso foi possível concluir que a instituição pesquisada possui uma boa estrutura regulamentar de gestão da informação, possui um regime próprio de informação, e está preparada para atender em parte o que determina a LAI. Observamos também que existem dificuldades que comprometem a instituição de uma política, mas que é necessário, o que resta claro e evidente no estudo. Existe notoriamente a necessidade de concepção, elaboração e institucionalização de uma política de informação, que envolva os formuladores das diretrizes e políticas gerais da instituição, o que não identificamos na pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Externo à Instituição - JOANA COELI RIBEIRO GARCIA - UFPB
Presidente - 2087429 - PEDRO ALVES BARBOSA NETO
Notícia cadastrada em: 06/12/2017 17:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao