Banca de DEFESA: ANA FLAVIA DE SOUZA TIMOTEO

DISCENTE : ANA FLAVIA DE SOUZA TIMOTEO
DATA : 08/12/2017
LOCAL: NEPSA II / Auditório 01

CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE COLETA DE INFORMAÇÕES COMO FERRAMENTA DE APOIO À ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS ANUAIS DA ESCOLA DE SAÚDE DA UFRN

Gestão da Informação. Tecnologia da Informação. Relatórios institucionais. Política de Informação. Gestão da Informação na UFRN.

Gestão da Informação (GI) é um conjunto estruturado de atividades que espelha a forma pela qual uma organização captura, distribui e usa informação e conhecimento. No entanto, observa-se que apesar dos esforços, ainda ocorre nas instituições públicas, como a Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, uma carência da dinâmica informacional que venha atender às necessidades institucionais na preservação de dados importantes para o seu cotidiano e sua história, o que remete à exigência de criação, adaptação ou implantação de modelos e instrumentos que deem suporte aos mecanismos de coleta para a produção de relatórios, avaliação e informação institucional. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo contribuir com a Assessoria de Planejamento e Avaliação da Escola de Saúde, na construção, aplicação e validação de um instrumento de coleta de informações, como ferramenta de apoio à elaboração dos relatórios anuais da instituição. A metodologia utilizada corresponde à pesquisa-ação, a qual proporciona ações conjuntas entre pesquisador e participantes. A amostra de pesquisa foi composta por representantes dos setores envolvidos na produção dos relatórios. A coleta dos dados se deu através de reuniões com os participantes, análises de documentos institucionais e dos sistemas gerenciais, com vistas à identificação das informações necessárias para elaboração dos relatórios, bem como suas fontes, o que resultou na elaboração de um instrumento de coleta de informações e a construção de um site para organização e disponibilização das mesmas. Dessa forma, este estudo trouxe elementos para ampliar os conhecimentos relacionados a GI, adequando os processos de trabalho, aproximando-os à modelos ideais de gerenciamento de informações e para o estabelecimento de uma política de informação para a Escola de Saúde.

Interno - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Externo à Instituição - JÚLIO AFONSO SÁ DE PINHO NETO - UFPB