Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVIA CRISTINA DOS SANTOS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIVIA CRISTINA DOS SANTOS SILVA
DATA : 05/07/2018
LOCAL: Auditório do CCET

A argumentação e a construção crítica do conhecimento por meio de atividades sobre mudanças climáticas

argumentação, construção de afirmações de conhecimento, crítica de afirmações de conhecimento, mudanças climáticas

Este estudo investiga como um conjunto de estudantes articula construção e crítica de afirmações de conhecimento no contexto do desenvolvimento de tarefas argumentativas sobre mudanças climáticas. Para tanto, se examina o discurso de um grupo de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte envolvidos em atividades argumentativas ao longo de uma sequência didática de quatro meses organizada a partir da temática mudanças climáticas. A sequência de ensino se constituiu a partir de um misto de aulas expositivas e tarefas orientadas de aprendizagem, voltadas à argumentação e/ou à análise crítica de informações, que exigiam participação ativa dos estudantes. Dentre as tarefas realizadas durante esse período, a análise preliminar exposta nesse texto recai sobre àquelas relacionadas à um debate sobre a perspectiva antropogênica das mudanças climáticas. Especificamente as tarefas foram: preparação de argumentos para a realização do debate, execução do debate e avaliação coletiva do debate. O processo de desenvolvimento das tarefas foi gravado em áudio e vídeo e o conteúdo dos áudios foi transcrito com auxílio do vídeo. As principais questões examinadas na análise das transcrições foram: Em que momentos do processo argumentativo os estudantes expressam construção ou crítica de afirmações de conhecimento? Que aspectos do processo argumentativo fomentaram expressões de construção ou crítica de afirmações de conhecimento? Como se relacionam a construção e a crítica de afirmações de conhecimento no contexto argumentativo examinado? Para análise dos dados utilizamos o referencial da análise dialógica do discurso que se apoia nos estudos de Bakhtin sobre linguagem. Como resultados preliminares identificamos que os estudantes criticam as afirmações dos outros e as suas próprias ao receber retorno avaliativo do professor e conseguem construir novos sentidos com base nas críticas realizadas. Identificamos também que crítica e construção de afirmações de conhecimento se retroalimentam e podem ocorrer de forma simultânea no contexto da argumentação. Pretende-se que as conclusões dessa investigação possam ajudar a instrumentalizar o trabalho do professor em sala de aula para promover a construção e crítica de afirmações de conhecimento no contexto da argumentação.

Presidente - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Interna - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY