Banca de DEFESA: WEDELL JACKSON DE CALDAS MONTEIRO

DATA : 18/12/2020
LOCAL: ONLINE

ATLAS GEOGRÁFICO DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO MUNICIPIO DE PATOS

Palavras-chave: Atlas Geográfico. Cartografia Escolar. Geografia Escolar. Pensamento Espacial. Raciocínio Geográfico.

No processo de ensino aprendizagem, no tocante da Geografia Escolar, destaca-se uma diversidade de material didático elaborados para promover o ensino de Geografia no espaço escolar. A produção de livros no Brasil aparece como o principal recurso didático-pedagógico, porém disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) voltados para o ensino de Geografia nas escolas da rede pública de ensino, onde muitas vezes não trazem uma perspectiva de abordagem regional e muito menos local. Com base nessa realidade, esse trabalho vai disponibilizar a produção de um Atlas Geográfico, que aparece como produto central desta pesquisa, que caminha na perspectiva da discussão da categoria geográfica “Lugar”. A construção do Atlas Geográfico de Vulnerabilidade Socioambiental do Município de Patos/PB, tem como intuito atender as demandas curriculares da 7ª série do Ensino Fundamental, a qual terá como pressuposto, analisar os elementos que irão qualificar e auxiliar na construção do conhecimento e raciocínio geográfico. Diante disso, vale ressaltar que o campo de pesquisa em Geografia refere-se ao espaço geográfico, uma vez que esse espaço está relacionado com as diferentes escalas cartográficas, fica evidente a importância de se trazer uma abordagem e as relações dos diferentes níveis que vai do local, regional, nacional e global. Os procedimentos metodológicos da presente pesquisa tem cunho de natureza qualitativa e foi realizada por meio de revisão documental, bibliográfica, elaboração e aplicação de aulas em duas escolas, sendo uma de ensino fundamental e outra de ensino médio na cidade de Patos/PB, as quais objetivam experimentar a funcionalidade do uso didático do Atlas Geográfico com os alunos em sala de aula. Ao longo da pesquisa procuramos demonstrar o Atlas Geográfico como recurso capaz de construir um raciocínio geográfico e o pensamento espacial de maneira complexa ao espaço vivido pelos sujeitos, com a perspectiva de disponibilizar um material didático formativo que possa auxiliar e responder aos propósitos da Geografia Escolar no município de Patos/PB.

Interno - 2506087 - MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
Interno - 2289755 - SAULO ROBERTO DE OLIVEIRA VITAL
Externo à Instituição - MARCELO DE OLIVEIRA MOURA - UFPB
Externa à Instituição - MÍRIAM APARECIDA BUENO - UFG