Banca de DEFESA: DANIEL GLEIDSON DO NASCIMENTO

DISCENTE : DANIEL GLEIDSON DO NASCIMENTO
DATA : 12/12/2022
LOCAL: https://meet.google.com/raw-xmag-vth

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: UMA INSTITUIÇÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Corpo de Bombeiros; ICT; Marco legal

As interações entre estes atores de um Sistema Nacional de Inovação são alvo de pesquisas, de forma a maximizar a eficiência entre as instituições. Neste sentido, Etzkowitz e Leydesdorff (1995) ao estudar a dinâmica da interação tecnológica, identificam três personagens principais: universidade, empresa e governo, o conhecido modelo proposto da Hélice Tríplice. De maneira sucinta, a universidade é onde ocorre a geração do conhecimento, a empresa é o local onde existe a aplicação prática deste conhecimento e o governo é o responsável por fomentar e financiar os processos de inovação e reduzir as dificuldades para a implantação e desenvolvimento da cultura de inovação. Neste modelo, as interações entre estes atores devem ser funcionais e também institucionais, com ampla relação entre estas instituições. No âmbito do governo, foi promulgada a Lei Federal 10.973, em 02 de dezembro de 2004, conhecida como Lei da Inovação. Surgiu com a intenção de harmonizar e estabelecer relações entre universidades, empresas e órgãos de governos, criando um ambiente mais favorável e dinâmico para o desenvolvimento do processo de inovação; sobretudo, um ambiente com segurança jurídica (BRASIL, 2004). Neste sentido, os órgãos de governo têm demonstrado interesse em alterar o arcabouço jurídico sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, criando um ambiente mais favorável para concepção de novas parcerias e estratégias de criar novos produtos e processos. Neste sentido, este trabalho visa estabelecer o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação, de forma que possa desenvolver pesquisa e, com isso, preparar o alicerce para a criação de um ambiente favorável aos processos de inovação, onde a pesquisa desenvolvida na Corporação em estudo possa ser realizada através da constituição de parcerias estratégicas e desenvolvimento de projetos de cooperação, sendo aplicada toda a legislação sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, inclusive os recentes marcos regulatórios.

Interna - 3242299 - HERCULANA TORRES DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1544724 - GLAUCIO BEZERRA BRANDAO - UFRNExterno à Instituição - GILTON SAMPAIO DE SOUSA - UERN
Notícia cadastrada em: 12/12/2022 08:17