Banca de QUALIFICAÇÃO: HILTON FERNANDES DA CUNHA NETO

DATA : 04/12/2020
LOCAL: Sala de videoconferência: meet.google.com/brw-oxpc-ifm

PROSPECT: ESTIMULANDO CONEXÕES ENTRE ESTUDANTES, UNIVERSIDADES E EMPRESAS

inovação acadêmica; design de negócios, metodologia inovadora; tríplice hélice

As universidades brasileiras, possuem como propósito, além do ensino, gerar conhecimento e difundir saberes. Por isso, as universidades públicas são as responsáveis por realizar pesquisa, disseminar conhecimento, como também, devido a ações de extensão, atuarem além das fronteiras físicas. A Tríplice Hélice, propõe e regulamenta o funcionamento para recursos econômicos e financeiros contribuindo para uma estrutura produtiva entre universidades, governo e empresas. Apesar disso, em geral, não existe um ambiente organizacional interno preparado ou que estimule a interação entre o ecossistema acadêmico e empresas. Como resultado disso, tem-se baixos índices de inovação e pouca experiência dos estudantes em atividades nas empresas, custo elevado para produção e experimentos em produtos e serviços.  A Prospect é uma metodologia de 10 passos que propõe estruturar a comunicação de universidades e empresas por meio de um framework que utiliza de forma sistemática desafios para desenvolver o potencial criativo de estudantes, gerando maiores oportunidades de aplicações de mercado e soluções para negócios de forma prática, por meio de uma plataforma digital e física. Como consequência, o estudante e a empresa podem ter um produto funcional e inovador que solucione um problema real, seja ele de produto ou serviço.

Interno - 140.133.498-92 - CRISTIANO ALVES DA SILVA - UFSC
Interno - 1282620 - HENRIQUE ROCHA DE MEDEIROS
Interno - 1323908 - JOAO CARLOS ALCHIERI
Externo ao Programa - 1216931 - WATTSON JOSE SAENZ PERALES