Banca de QUALIFICAÇÃO: POLLIANNA TORRES DOS SANTOS MEDEIROS DA SILVA

DATA : 02/12/2019
LOCAL: inPACTA

Scholae 3.0: aprendendo empreendendo

Empreendedorismo-Inovador; Ciência com Modelo de Negócio; Imersão; Sala de Aula Invertida.

Segundo o Fórum Econômico Mundial 65% dos jovens do ensino básico irão trabalhar em profissões que ainda não existem. Estudo encomendado pela Dell Technologies para o IFTF (Institute for the future), prevê que “graças ao avanço tecnológico, até 2030, aproximadamente 85% das profissões serão novas, ou seja, ainda nem foram inventadas”. Com todo avanço e mudanças que estamos vivendo precisamos entender como nossos jovens irão se qualificar para ocupar essas profissões ainda desconhecidas, já que vivemos em um cenário desanimador das suas formações. Estudos do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) apontam que o abandono escolar a cada ano é de 575 mil alunos - praticamente, a cada minuto 1 aluno abandona uma escola de ensino médio no Brasil. Especificamente no Rio Grande do Norte, no ensino médio, o índice possui uma nota de 3,2 onde a média desejada é 7,0. É importante existir um intermediário entre as escolas e os alunos para que aumente o interesse pelo conhecimento e diminuição da evasão escolar, bem como, preparar tais alunos para profissões ainda inexistentes. Assim, surge a Scholae 3.0. Scholae significa escola em Latim e trata-se de uma nova abordagem que visa preparar os estudantes do ensino médio para o mundo: o do empreendedorismo inovador. A abordagem da Scholae 3.0 desenvolvida como objeto de dissertação de mestrado com o respectivo orientador, Gláucio Brandão, foi aplicada com alunos do ensino médio da escola Estadual Professor Francisco Barbosa. As ações do projeto foram realizadas na incubadora inPACTA, nos laboratórios da Escola de Ciência e Tecnologia e também na própria escola dos alunos. A metodologia do projeto está ancorada nos pilares do Lean Startup e na lógica empreendedora do Effectuation. Como resultado da pesquisa tem-se a aplicação de três Módulos Empreendedores que resultaram em ações e participações em Seminários de Educação Empreendedora da ABENGE, Associação Brasileira de Educação em Engenharia e Semana de Ciência e Tecnologia da UFRN, além das intervenções na própria escola como Amostra Temática e Feira de Conhecimento, objetivando o despertar nos alunos da escola pública uma nova forma de pensar baseada na identificação de oportunidades e criação de startups. A Scholae 3.0 pretende desenvolver o estudante para o mundo atual, através da capacitação destes jovens em ferramentas que despertem seu potencial empreendedor, para que criem objetivos de sustentação bem definidos ainda jovens, favorecendo a implementação de empreendimentos que possam maturar em suas mentes e levá-los a entender que possuem um papel importante no presente e no futuro da Sociedade: a empregabilidade e geração de renda, para si e para outros.

Presidente - 1544724 - GLAUCIO BEZERRA BRANDAO
Interno - 1282620 - HENRIQUE ROCHA DE MEDEIROS