Banca de DEFESA: FRANCISCO ISLARD ROCHA DE MOURA

LOCAL: inPACTA. Sala Richard Feynman

DESIGN INNOVATION: PROPOSTA DE UMA ABORDAGEM DE GESTÃO DA INOVAÇÃO

Inovação, Design, Gestão.

Conforme o Manual de Oslo (2006), a inovação deve acontecer em qualquer setor da economia, podendo ser realizada através de vários tipos de mudanças no modo de trabalhar das organizações. No entanto, mesmo com o ritmo e a busca pela inovação cada vez mais acelerados, o Brasil continua estagnado quando o assunto é inovação. Conforme o Índice Global de Inovação de 2017 que avaliou dezenas de características de cada território, organizado pela Universidade Cornell, juntamente com a Escola de Negócios Insead e a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) o país não melhorou seu desempenho e se mantém igual ao ano de 2016, no qual também ocupava a 69ª colocação no índice. Um dos reflexos desse cenário é apontado pelo Sebrae (2017), ao afirmar que existe um atraso entre a taxa de inovação praticada pelas organizações quando comparada com o ritmo em que surgem as novas necessidades em nossa sociedade. O que faz com que exista uma lacuna em relação a maneira de alcançar a inovação pelas organizações e, consequentemente, entregar para a sociedade. Sendo assim, o principal intuito desse trabalho é propor uma abordagem de gestão da inovação que possa auxiliar organizações a criar e gerir inovações por meio de produtos e serviços com base tanto nos conceitos do Design Centrado no Usuário e nas perspectivas de mercado que cercam uma organização. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas e pesquisa documental, bem como a coleta de dados disponíveis em entrevistas de profissionais atuantes na gestão da inovação à portais reconhecidos como importantes fontes de informação para essa área com o intuito de aproximar-se, e consequentemente, estimular a compreensão do tema. Visando assim, contribuir para o fortalecimento da gestão da inovação nas organizações.

Presidente - 1544724 - GLAUCIO BEZERRA BRANDAO
Interno - 1282620 - HENRIQUE ROCHA DE MEDEIROS