Banca de QUALIFICAÇÃO: PABLO BEMHER SILVA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PABLO BEMHER SILVA LIMA
DATA : 03/11/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Escola de Ciências e Tecnologia
TÍTULO:

Ferramentas de Gestão de Inovação e de Qualidade - o paradoxo entre qualidade e inovação na gestão de projetos de software.


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão da inovação, gestão da qualidade, qualidade de software, métodos ágeis de desenvolvimento, gestão de projetos.


PÁGINAS: 57
RESUMO:

Desde o começo da administração moderna, início do século XX, empresas dos mais diversos segmentos adotaram técnicas racionais que visam o controle e a qualidade em seus processos produtivos, essas técnicas têm como foco a redução dos desperdícios através da eliminação dos erros. Com o avanço tecnológico dos últimos anos, as empresas passaram a enfrentar concorrência cada vez mais acirrada, exigindo mudanças mais rápidas e uma flexibilização em seus processos de trabalhos. Diante dessa nova realidade a gestão da inovação passou a ser a tônica dos negócios e as empresas que demonstram maior flexibilidade em seus processos passaram a ganhar maiores fatias de mercado. Contudo observa-se que a qualidade abordada no início da pesquisa e a inovação podem ser interpretados como contraditórios, visto que a qualidade visa eliminar o erro e a inovação, aceita o erro como ferramenta de aprendizagem e melhoria. Diante desse paradoxo entre a gestão da qualidade e gestão da inovação surge um dilema: Como combinar esses fatores, gestão da qualidade e gestão da inovação? Ao longo desse trabalho será apresentado situações em que inovação e qualidade podem se confrontar especialmente em projetos de desenvolvimento de software. A pesquisa se baseia em um projeto real gerenciado pelo autor e tem como objetivo fornecer um framework baseado em diversas práticas de gerenciamento de projetos, que podem ser úteis em projetos que apresentem características típicas de projetos de inovação.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1753896 - ZULMARA VIRGINIA DE CARVALHO
Interno - 1934035 - CRISTIANO ALVES DA SILVA
Interno - 1544724 - GLAUCIO BEZERRA BRANDAO
Notícia cadastrada em: 01/11/2017 15:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao