Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO SANTANA FERREIRA DE CARVALHO NETO

DISCENTE : ANTONIO SANTANA FERREIRA DE CARVALHO NETO
DATA : 06/09/2017
LOCAL: Sala 4 da Escola de Ciências e Tecnologia

ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA PRODUÇÃO DE ÓLEO DE SEMENTE E PÓ DE FOLHA DE MORINGA OLEÍFERA DESTINADOS À EXPORTAÇÃO

PALAVRAS-CHAVE: Moringa, Óleo Vegetal, Suplemento Alimentar, Inovação, Análise de Viabilidade Econômico-Financeira

A adoção de hábitos alimentares saudáveis cresce em ritmo acelerado no mundo. A procura do consumidor por produtos que utilizem matérias primas naturais e sustentáveis também cresce a passos largos, mais notadamente nos países desenvolvidos da Europa e América do Norte. A moringa oleífera, árvore originária da índia e que se adaptou perfeitamente ao semiárido nordestino, é uma planta que vem se mostrando uma das melhores fontes de nutrientes alimentares e de óleo vegetal de alta qualidade. Dois fatos sobre a moringa oleífera foram verificados no estudo para confecção deste trabalho: 1. Não há estudos relevantes sobre a viabilidade econômico-financeira da cultura da moringa no Brasil; 2. A planta não é explorada economicamente no país na escala que poderia ser. Utilizando técnicas abordadas no Mestrado em Inovação da UFRN, tais como Design Thinking e Avaliação de Econômica de Projetos, este trabalho foca no estudo da viabilidade econômico-financeira da plantação de moringa oleífera no semiárido nordestino e na produção e exportação de pó de folha e óleo de semente de moringa. Como a ideia do projeto vai além da simples análise mencionada, contemplando também, caso observada sua viabilidade, a implantação de uma startup para exploração econômica da moringa, este trabalho é apresentado na estrutura de um plano de negócios.

Presidente - 1753123 - CARLOS ALEXANDRE CAMARGO DE ABREU
Interno - 1544724 - GLAUCIO BEZERRA BRANDAO