Banca de QUALIFICAÇÃO: KELLY CRISTINE CORDEIRO

DISCENTE : KELLY CRISTINE CORDEIRO
DATA : 24/08/2020
LOCAL: sala virtual

DA COR DE ÉBANO: arte, estética e valorização da beleza afro-brasileira na Escola

identidade, racismo, estética­

O presente texto promove algumas reflexões alinhadas com o debate em torno da inserção da história a cultura afro-brasileira como previsto na Lei 10.639/03, as quais orientam o desenvolvimento de ações de cunho didático pedagógicas por meio da disciplina de Arte no contexto do espaço escolar do Centro Estadual de Ensino Profissional Hélio Xavier de Vasconcelos na cidade de Extremoz – RN, cujo objetivo é promover o enfrentamento ao racismo no espaço escolar, ao mesmo tempo que tem inspirado problematizações de pesquisa. Tais ações têm sido gestadas em um contexto escolar marcado por uma maioria étnica afrodescendente que não vê de forma positiva tal identidade, nem consegue vislumbrar a prática e a perpetuação do racismo estrutural em seu cotidiano. É neste contexto que temos promovido atividades didáticas que buscam envolver os/as estudantes no debate sobre a construção de identidades sociais, multiculturalismo, estática, subjetividades, diversidade étnica, cultural e racismo, focando na promoção e valorização da negritude e das identidades afrodescendentes utilizando linguagens das artes visuais como instrumentos de representação e valorização da estética negra no ambiente escolar.

Interna - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Externo à Instituição - DIEGO SOUZA DE PAIVA