Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA SILVA DE MELO

DATA : 04/06/2020
LOCAL: Sala remota

A DANÇA E A SURDEZ NA ESCOLA PÚBLICA: uma intervenção pedagógica

Ensino da Dança. Surdez. Escola Municipal.

O trabalho traz uma reflexão sobre a inclusão de alunos com surdez na escola e as possibilidades artísticas de ensino, nas aulas de dança para o Ensino Fundamental I. Trata-se de um relato de experiência na Escola Municipal Vicente de França Monte, localizada no Município de São Gonçalo do Amarante/RN. Dentre as várias possibilidades para se trabalhar com a educação artística, elegeu-se partir de investigações corporais como ponto referencial para a intervenção pedagógica. O nosso escrito tem por objetivos refletir sobre as contribuições que essa ação inclusiva e educativa pode trazer para o ensino da dança, indicar uma possibilidade de trabalhar esse conteúdo com o corpo em meio a surdez, considerando as experiências histórico-corporais trazidas pelos educandos e a leitura crítica e contextualizada das formas de inclusão que podem ser exercidas pela dança nos dias atuais. Definimos que a metodologia utilizada envolve a pesquisa descritiva qualitativa sob um viés do estudo de caso instrumental. A escolha do tema proposto favorece ao conhecimento, à valorização e ressignificação corporal por parte dos discentes, bem como, contribui para o entendimento das relações inclusivas e simbólicas que se inscrevem historicamente pelo corpo. Percebe-se que trabalhar com o conteúdo de forma inclusiva permite ampliar as visões intrínsecas dos educandos sobre o modo de perceber o mundo, como também possibilita a descoberta de outros modos de contextualizar uma imagem a partir das experiências vividas pelos alunos no decorrer da pesquisa.

Presidente - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Interna - 221.918.794-20 - MARINEIDE FURTADO CAMPOS - UFRN