PERCURSO EDUCATIVO DO CINEMA NO ESPAÇO ESCOLAR
Cinema. Educação. Processo de criação.
A intenção desta dissertação a priori foi a de estabelecer parâmetros que
definam a relevância do cinema como arte e forma de alfabetização visual.
Além de salientar a sua importância nas práticas pedagógicas, o mesmo vem
sendo um fomentador de conhecimento em sala de aula. O cinema é uma
ferramenta instigadora, que pode facilitar o desenvolvimento do ensino e
aprendizagem dos indivíduos envolvidos, e essa experiência no caso do projeto
Luz, câmera, ação: o cinema na escola, deu-se por meio da vivência em sala
de aula com a produção e experimentação em cinema, por meio de análises
críticas, assim como compreensão da construção poética e técnica de um
filme. A pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a experiência
vivenciada em sala de aula com a produção de curtas-metragens a partir da
utilização do uso do celular, bem como compreender como se deu o processo
de aprendizagem visual no componente curricular Arte a partir de tal
experiência. A dissertação pautou-se nas seguintes questões de estudo: Quais
são as potencialidades pedagógicas do cinema em sala de aula? É possível
uma produção cinematográfica de curtas-metragens no espaço escolar
utilizando-se de um aparelho celular para tal empreendimento? É possível uma
alfabetização visual a partir do cinema na escola? A metodologia que embasa
esse estudo é de natureza qualitativa descritiva sob o viés da pesquisa ação.