TÁ NA AULA, TÁ NO FACE! A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS NA ESCOLA
Redes sociais, Facebook, ensino de Arte, Educação, Novas Mídias.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os potenciais pedagógicos da
rede social Facebook, utilizado como recurso metodológico na disciplina de Arte,
através da análise das atividades realizadas com os alunos do 6o ao 9o da Escola
Municipal Gregório Bezerra, situada na cidade de Olinda, em Pernambuco. A partir
do relato sobre a criação da internet, do desenvolvimento da sociedade em rede,
das comunidades virtuais e das redes sociais, construímos um percurso que nos
leva às suas influências na educação. As redes sociais estão presentes no dia a dia
da população urbana mundial conectando pessoas com interesses em comum de
forma interativa, sendo um dos motivos que levou o Facebook a tornar-se a rede
social mais utilizada da atualidade. Apresentando, em sua plataforma, recursos e
ferramentas que aliadas à prática educacional possibilitam um ensino e uma
aprendizagem interativa e colaborativa, essa rede social abriu espaço para a criação
do grupo fechado Tá na Aula, Tá no Face!, espaço onde desenvolvem-se as
atividades da presente pesquisa.