PPGQ/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA INSTITUTO DE QUÍMICA Téléphone/Extension: Indisponible https://posgraduacao.ufrn.br/ppgq

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIO CESAR OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JULIO CESAR OLIVEIRA DA SILVA

DATA: 19/07/2010

LOCAL: Sala de aula do Laboratório de Química I

Estudo dos problemas de aprendizagem dos estudantes de graduação sobre ligações químicas

Ligações químicas, Problemas de aprendizagem, Regra do octeto, Estrutura de Lewis.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Química

Ligações químicas é um tema fundamental na química, porém os alunos apresentam falhas, quanto ao entendimento desse tópico de conteúdo. Neste sentido, analisamos os principais problemas de aprendizagem apresentadas pelos estudantes recém ingresso na universidade, no ensino de ligações químicas com a finalidade de inferir sobre os possíveis problemas no ensino desse tema; nesta perspectiva, a utilização de modelos deve ser bem clara de modo a não confundir os alunos e nem transparecer somente o mundo macroscópico, mas a utilização dos modelos deve estimular no aluno as idéias abstratas do mundo microscópico, atômico, melhorando o conhecimento científico; este estudo utiliza um questionário com cinco questões abertas aplicados a 147 alunos da graduação dos períodos iniciais do curso de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que possa apresentar, se houver problemas de aprendizagem sobre o tema: ligações químicas, base fundamental e importante para as outras áreas do conhecimento químico.

Externo ao Programa - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO
Interno - 1199305 - FABIANA ROBERTA GONCALVES E SILVA HUSSEIN
Interno - 1199268 - JAILSON VIEIRA DE MELO
Presidente - 345799 - OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA