PPGQ/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA INSTITUTO DE QUÍMICA Téléphone/Extension: Indisponible https://posgraduacao.ufrn.br/ppgq

Banca de QUALIFICAÇÃO: GEOVANA DO SOCORRO VASCONCELOS MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GEOVANA DO SOCORRO VASCONCELOS MARTINS
DATA : 02/02/2023
LOCAL: videoconferência

CONVERSÃO DA BIOMASSA DO GLICEROL NA PRODUÇÃO DE MOLÉCULAS COM VALORES AGREGADOS

argilas pilarizadas, glicerol

A década que os químicos e engenheiros químicos buscam alternativa e processos para converter e/ou produzir moléculas de valor agregado partindo dos resíduos industriais. O Glicerol é uma biomassa oriundo da indústria do biodiesel, na indústria de sabões que vêm crescendo cada vez mais com incentivo das energias renováveis visando as sínteses com economia de átomos e atendendo ao 7 princípios da química verde reduzir o consumo de recursos e usar as fontes renováveis de maneira a utilização de catalisadores que foram escolhidas as Argilas e  modificadas para serem utilizadas na conversão do glicerol com objetivos obter os vários produtos na indústria de farmacêutica, na química fina. Neste trabalho foram preparados materiais a base de argilas, com modificações pelos processos de pilarização e troca iônica por ácido, foram caracterizados através de diversas técnicas: Fluorescência de raios X (FRX), Difração de Raios-X (DRX), avaliados os estudos térmicos e cinéticos para a  conversão do glicerol Verificou-se que  houve a modificaçaõ pelo pilarização e o ataque por ácido sofreu dissoluçaõ de impurezas presents nas argilas, observou-se o aumento da areas de BET, mostrando eficiência do processo de modificação. Quanto a  estabilidade térmica foi observada nas argilas após as modificações. No estudo cinético e térmico verificou-se  a argila ácida apresentou menor  energia de ativação. Assim, mostrando que as modificações geram catalisadores mais promissores.

Presidente - 2140818 - AMANDA DUARTE GONDIM
Externa à Instituição - ARUZZA MABEL DE MORAIS ARAUJO - UFRN
Interno - 348475 - DJALMA RIBEIRO DA SILVA
Externa à Instituição - NATALY ALBUQUERQUE DOS SANTOS - UFPB